Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/09/19 | Sonia Pestana – Coremetro

Servidores da SAP levam música e canto às unidades prisionais

Grupo Martellato encanta a todos pela qualidade musical

Com o refrão “o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”, a música Epitáfio, dos Titãs, tem embalado o público presente nos eventos da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). O cenário faz parte, desde setembro de 2018, das apresentações especiais do Grupo Musical Martellato, composto por dez servidores musicistas que apoiam a ideia de levar música para os eventos da secretaria e, sobretudo, às unidades prisionais.

Segundo o coordenador do grupo musical, Ernani Mangelo Izzo, agente de segurança penitenciária (ASP) do Centro de Detenção Provisória (CDP) II “Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros, a ideia inicial, quando da criação do Martellato, era a execução dos hinos Nacional e da SAP nas cerimônias de abertura das Jornadas de Cidadania da Coremetro. Contudo, devido à adesão de servidores com vivência na área instrumental e de canto, as perspectivas para o grupo hoje são outras.

Inicialmente dentre os integrantes do Martellato estavam os servidores Ana Flávia Andrade Pacito (canto); Cláudio Márcio da Silva (tubista e back vocal); João Silva Neto (trompete); José Antônio Pichelli (violino); Marcos Ramos de Oliveira (saxofone); Silvio Luiz Silva Cruz (canto e violão); Ieddo dos Santos Aguiar (teclado); Marcos Pinto da Silva (saxofone); Silvio Souza Silva (contrabaixo); José Roberto da Silva (Tuba), além Izzo que toca trompete e é licenciado em música pela Universidade de Santos. Atualmente mais dois músicos passaram a integrar o grupo: Daniely Carvalho (percussão) e Samuel Rodrigues (violinista).

De acordo com Izzo, para o andamento pleno das apresentações muitas vezes são necessárias várias sessões de ensaio, que acontecem nas dependências do Museu Penitenciário Paulista ou na sede da Escola de Administração Penitenciária (EAP). Para o ele, o apoio recebido pelos mais variados departamentos da SAP são um importante incentivo para os músicos da banda.

A primeira apresentação oficial do Martellato foi feita na formatura dos agentes de escolta e vigilância Penitenciária (AEVPs), em 11 de setembro de 2018, e a partir daí marcou presença em eventos variados da SAP.

Recentemente, os músicos fizeram uma apresentação especial na 4ª Jornada de Cidadania da Penitenciária Feminina da Capital (PFC). Em total sincronia, os integrantes da banda e seis reeducandas deram um show, mostrando talento e total desenvoltura ao cantar músicas nacionais e estrangeiras.

aasassa
Topo