Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/09/19 | Marcus Liborio - CRN

Evento oferece exames de saúde e atividades culturais a presos de Serra Azul

Mutirão de serviços no Centro de Detenção Provisória inclui clube da leitura, cinema e palestras sobre cidadania e empregabilidade

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu entre os dias 27 e 30/08 diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Sandro Alves da Silva” de Serra Azul, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade.

Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai ofereceu aos presos, durante toda a semana, atendimentos psicológicos, jurídicos e médicos. Estão previstos, por exemplo, testes rápidos de hipertensão e glicemia e aferição da pressão arterial.

O evento inclui, ainda, atividades culturais. Os sentenciados irão participar do Clube da Leitura, que envolve discussão do enredo da obra literária “Que Enchente me Carrega”, de autoria do contista, romancista e novelista brasileiro Menalton Braff.

A unidade também irá exibir o filme “O Palhaço”. Coautor e estrelado por Selton Mello, o longa-metragem retrata as aventuras de uma trupe circense, em uma mistura de humor e drama que “invade” o lúdico e o imaginário do telespectador.

PALESTRAS

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, a Jornada engloba, ainda, regularização de documentos e palestras com assuntos variados, como, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade e uso racional de medicamentos.

Na terça-feira (27), às 9h30, foi realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Serra Azul, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.

BALANÇO

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 47.582 novos documentos: CPF (13.706); RG (18.924); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.459); Título de Eleitor (896); e 10.597 certidões (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram 252.936 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente no CDP de Serra Azul, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 362 documentos e ofertados 1.630 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.

aasassa
Topo