28/08/19 | Fernanda Nagliati com participação de Amanda de Oliveira - CRC

CDP de Jundiaí inaugura brinquedoteca Formiguinha

O espaço servirá para abrigar crianças enquanto seus familiares aguardam o procedimento de revista

O Centro de Detenção Provisória (CDP) Marcos Antônio Bezerra, de Jundiaí, inaugurou, em 22 de agosto, às 11h, a brinquedoteca Formiguinha. Com o objetivo de oferecer um espaço aos filhos de detentos da unidade prisional em dias de visita, o espaço lúdico servirá para abrigar crianças enquanto seus familiares aguardam o procedimento de revista.

O projeto é uma iniciativa da direção do CDP, em parceria com a Pastoral Carcerária da Diocese de Jundiaí, Fundação Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e a Igreja Nazareno. Para ser colocado em prática, contará com o auxílio de estudantes do curso de Pedagogia e mestrandos de Psicopedagogia da Faculdade Anhanguera do município. Toda a equipe ficará responsável pelas brincadeiras, pinturas e narração de histórias para os pequenos.

O evento para inaugurar a brinquedoteca contou com a participação do Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, com o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), Jean Ulisses Campos Carlucci, autoridades da cidade e parceiros da unidade.

Para o secretário Coronel Nivaldo, o propósito da brinquedoteca é de amenizar o ambiente prisional para as crianças, a fim de criar lembranças agradáveis no local.

A brinquedoteca irá atender, em média, 80 crianças durante as oito horas de visita aos finais de semana, com a presença de monitores voluntários.

O espaço foi construído com a doação de R$ 4,6 mil provenientes de multas e de prestação de serviços aplicados a pessoas condenadas pela Vara da Infância e Juventude, por meio da autorização do Juiz Jefferson Barbin Torelli.

O início

Em 2018, quando o projeto foi iniciado, as atividades aconteciam do lado de fora da portaria do CDP, antes das crianças entrarem para fazer os procedimentos de revista para a visitação. Segundo o Supervisor Técnico II, Marcos Rogério Sartori, a unidade precisava desenvolver atividades voltadas para as crianças que durante os finais de semanas visitam seus familiares. “Em razão da presença constante de crianças no CDP, unidade percebeu a necessidade de se criar um projeto educacional que as incentivasse leitura e fortalecesse o vínculo familiar”, diz o supervisor.

Para o diretor da unidade prisional, Alexandre Apolinário, o espaço é um local onde os menores terão oportunidade de crescimento, por meio da ajuda dos profissionais voluntários. “É com grande satisfação que trabalhamos para o desenvolvimento da autoestima da criança, um elemento de progresso e conquista que poderá ser de grande valia para formar verdadeiros cidadãos, em um futuro próximo.”