Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/08/19 | Marcus Liborio - CRN

Servidores e presos celebram cultura brasileira em festas juninas e julinas

Unidades prisionais promoveram diversas atividades com comidas e danças típicas, decorações simbólicas e brincadeiras

Comidas e danças típicas marcaram as tradicionais festas juninas e julinas realizadas pelas unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN). Servidores e reeducandos festejaram o período com diversas brincadeiras, como barraca de pesca, corrida de sacos, dança das cadeiras e até competição de embaixadinhas.

Músicas e decorações simbólicas também fizeram parte das comemorações. Além da confraternização entre os funcionários, a população carcerária desenvolveu o tema junino em sala de aula e com apresentações artísticas.

Entre as atividades, por exemplo, presos da Penitenciária I de Serra Azul apresentaram um jogral, enquanto detentos do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré encenaram a peça de teatro “O Casamento de Joaninha”.

TRADIÇÃO

A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.

Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Era realizada, principalmente, em fazendas, com louvor aos santos, missas e reza do terço.

Após as reuniões, ocorriam as festanças com fogueira, brincadeiras e comidas preparadas com mantimentos do campo, como milho, amendoim, arroz e cana.

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES

Subir no pau de sebo, soltar balões, pular fogueira e dançar quadrilha são as brincadeiras mais populares da festa. Exemplo do que ocorreu no Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos, onde 14 reeducandos participaram da dança principal. O evento contou, ainda, com apresentação da música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Unidades que promoveram festas juninas e julinas

Centro de Detenção Provisória de Itatinga
Centro de Detenção Provisória de Taiúva
Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis
Centro de Ressocialização “Dr. Mauro Macedo” de Avaré
Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara
Centro de Ressocialização “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins
Centro de Ressocialização de Ourinhos
Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho
Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré
Penitenciária de Franca
Penitenciária de Marília
Penitenciária II “Sgto. PM. Antonio Luiz de Souza” de Reginópolis
Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto
Penitenciária I de Serra Azul

aasassa
Topo