07/08/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Detentos do CPP cantam em evento público de Porto Feliz

Projeto Monções faz mais um de seus trabalhos sociais

Detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz fizeram uma participação musical na segunda edição do Agro Porto, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Diretoria de Agricultura, no dia 28 e julho, no Centro Municipal de Exposições (Cemex). Essa não é a primeira vez que os reclusos participam de atividades sociais fora do CPP, uma vez que o objetivo do sistema prisional é fortalecer o vínculo familiar e comunitário dos que estão privados de liberdade.

Os sentenciados que participam do “Projeto Monções”, de inclusão musical, são beneficiados com a redução de pena, pois quem realiza trabalhos sociais, seja por meio de atividade laboral, educacional, social ou artística, incorporando conhecimento e interagindo com pessoas externas à unidade prisional, diminui a possibilidade de futuras práticas de delitos, facilitando a reinserção social.

Para o diretor do estabelecimento penal, Francisco Ricardo Pereira, o desenvolvimento desses projetos mostra a sua importância para a sociedade, agregando o entendimento de que todos têm responsabilidades com as ações e práticas, tornando mais difícil ocorrer a reincidência.

Parceria que deu certo

As apresentações dos reeducados estão cada vez mais se tornando normais no município. Em abril, eles se apresentaram na Escola Estadual “Profª Esther Maurino Rodrigues”, unidade educacional vinculadora ao CPP. Em maio deste ano, foi a vez do Lar dos Velhinhos receberem os cantores, mostrando que a parceria entre o sistema prisional e a prefeitura favorece não apenas os reeducandos que são beneficiados com o processo de ressocialização, mas também a comunidade, que recebe cultura.

2º Agro Porto

A segunda edição do Agro Porto contou com um encontro de produtores rurais da cidade, exposições de orquídeas, máquinas, suprimentos agrícolas e um almoço beneficente em prol de entidades da região. Além disso, grandes nomes da música sertaneja, com a dupla Teodoro e Sampaio, marcaram presença em um show gratuito para população.