07/08/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Blogueira fala sobre empoderamento feminino no CRF de Piracicaba

Mara Ferraz levou motivação para mais de 150 mulheres

A jornalista e blogueira Mara Ferraz fez uma palestra motivacional para as reeducandas do Centro de Ressocialização (CR) “Carlos Sidnes Cantarelli” de Piracicaba, no dia 22 de julho. O trabalho faz parte do processo de ressocialização que a unidade prisional desenvolve por meio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC).

Famosa nas redes sociais por falar sobre beleza e inspirar o universo feminino, a jornalista, que pela primeira vez desenvolveu o seu trabalho no sistema prisional, falou sobre empoderamento e a importância do acreditar, de ser feliz com o que é possível. Com um jeito irreverente Ferraz arrancou risos das reeducandas e lágrimas também. Um misto de alegria e emoção tomou conta do ambiente, acompanhado de dança e vídeos motivacionais.

“A gente precisa de momentos assim. É bom quando vem alguém de fora e mostra que a gente pode sim, que a gente é capaz. Isso faz a gente se sentir viva”, afirmou uma interna.

Ferraz disse que felicidade dá trabalho, mas que é preciso lutar por ela. “Não senti o peso das grades. A energia é positiva. É um lugar organizado e de respeito. Me senti acolhida”, afirmou a jornalista ao ser questionada sobre como foi estar em um ambiente prisional.

Atuando como palestrante há três anos, a influenciadora digital possui mais de 60 mil seguidores em seu Instagram e falou, por meio de um live - gravada fora da unidade prisional -, sobre os trabalhos que são desenvolvidos no CR, em uma rápida entrevista com a diretora do presídio, Celeste Abamonte Varella.

Segundo a gestora, o trabalho que Mara faz é essencial para contribuir com o retorno das reeducandas à sociedade.

Outras atividades

O Centro de Ressocialização é caracterizado por desenvolver diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional das reeducandas. Mantendo parcerias com a prefeitura, universidades e o Instituto Ação pela Paz (IAP), a unidade prisional se empenha em preparar as internas para a vida em liberdade. Recentemente o CR realizou, por meio do IAP e do Sesi, cursos de doces finos, bolo de pote e de unhas artísticas.