05/08/19 | Marcus Liborio - CRN

Reeducandos do CR de Ourinhos recebem certificados do Programa Time do Emprego

Parceria entre o Centro de Ressocialização, Governo Estadual e Prefeitura visa auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho

Reeducandos que cumprem o regime fechado no Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos receberam o certificado de conclusão de curso, oferecido por meio do programa Time do Emprego, que visa auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. Ao todo, 19 presos fizeram o treinamento entre os dias 1 e 12 de julho.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho (Sert) do Estado de São Paulo, unidade prisional e Prefeitura Municipal. A iniciativa tem como objetivo atender grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego. Para tanto, são desenvolvidas trocas de experiências e apoio mútuo dos participantes, na busca por orientação profissional.

Durante o curso, os internos aprendem, por exemplo, como se comportar em uma entrevista de trabalho e também a montar um bom currículo. Segundo a diretora do CR de Ourinhos, Adriana Silene Logerfo Puglerino, os participantes são levados a resgatar a autoestima, reconhecer suas habilidades e competências, além de serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo.

“As aulas preparam o indivíduo para que ele possa se tornar um microempresário. E a gente sabe que eles irão enfrentar muitas dificuldades no retorno ao mercado de trabalho e essa qualificação facilita um pouco todo esse processo”, destaca a diretora.

“O Programa Time do Emprego despertou em mim caminhos para que eu atenda as demandas do atual mercado de trabalho, seja na elaboração de um currículo ou em uma entrevista de emprego. Além disso, existe a possibilidade de montar o meu próprio negócio para trabalhar junto com a minha família”, pontua um dos reeducandos qualificados pelo programa.

PALESTRA

No último dia do curso, a unidade recebeu um funcionário do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Ourinhos para a realização de uma palestra. Um dos temas discutidos foi como se tornar um microempreendedor individual.

Em seguida, os reeducandos receberam os certificados durante cerimônia de encerramento realizada na unidade prisional. Além dos formandos, participaram do evento secretários do governo municipal, vereadores, docentes e funcionários do Centro de Ressocialização.