Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/07/19 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro

Poesia vinda do coração

Roda de Leitura e Poesia do CPP de São Miguel Paulista mexe com as emoções ao lidar com temas da vida diária

A partir da proposta de acolhimento às reclusas do regime semiaberto, a direção do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino de São Miguel Paulista mantém há dois anos o projeto Roda de Leitura e Poesia, com produções literárias repletas de expressões de afeto e amor. Foi com forte sentimento que sentenciadas e servidoras assistiram o último recital sobre o tema mãe, em ação realizada com toda população carcerária.

Alinhada à proposta de reintegração social defendida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a iniciativa do CPP promove a leitura e a criação de poesias. De acordo com a psicóloga da unidade prisional, Stephany Brandão, uma das ideias da ação é justamente proporcionar diálogos mais saudáveis e, consequentemente, relações mais equilibradas entre as participantes.

A psicóloga destaca também que a atividade possibilita a vivência de emoções e o uso da imaginação em produções poéticas, ao mesmo tempo em que promove o resgate da autoestima e da motivação. “A ideia é que o espaço sirva para reflexão, troca de experiências e busca de alternativas em relação ao recomeço”, acrescenta.

A unidade aproveita datas comemorativas para realizar concurso de poesias, promovendo também recitais e produzindo painéis dos textos e desenhos da temática adotada. Na ação em homenagem às mães, 12 reeducandas participaram com versos próprios. Os textos foram colocados em cartazes decorativos que ficaram dispostos na biblioteca da unidade para a apreciação de todos.

Com o aval da direção da unidade, três sentenciadas que participam do projeto fizeram apresentações musicais nos vários departamentos do CPP e também com a população carcerária. Em resultado disso, funcionárias e reclusas gostaram da surpresa, interagiram e se emocionaram com as canções.

Para a diretora do CPP, Nívea Cláudia Firmo Seravali, a ação expressou um misto de emoção acerca da maternidade entre todas. As mensagens representam, contudo, as particularidades do universo feminino daquelas em cumprimento de pena. A diretora destacou que o espaço foi marcado por inúmeros sentimentos e olhos marejados, próprios do processo de reintegração social.

aasassa
Topo