Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/07/19 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro

Histórias em Quadrinhos são usadas como ferramenta educativa no sistema prisional

Projeto desenvolvido da Penitenciária “José Parada Neto” tem a proposta de unir prazer e ensino

As Histórias em Quadrinhos (HQs) vem ganhando nova aplicação nas aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema prisional. No encerramento do primeiro semestre das aulas, na Penitenciária “José Parada Neto” de Guarulhos, as HQs, também conhecidas como a 9ª arte, ganharam uma exposição especial intitulada Projeto Histórico em Quadrinhos por conjugar imagens e palavras, símbolos e signos na medida necessária, no processo de educação que vai da Alfabetização ao Ensino Médio.

Segundo o diretor da penitenciária, André Luiz Alves, os professores, alunos e servidores surpreenderam a todos com uma exposição criativa e de muita qualidade. Para Alves, a escolha do assunto foi apropriada. “O tema trabalhado, quadrinhos, levou todos a recordarem a época em que ainda eram crianças, uma época repleta de heróis”, argumenta.

Trabalho em equipe

A ideia dos professores da escola vinculadora E.E. “Francisco Antunes Filho”, que atende os alunos da penitenciária, foi trabalhar as HQs como algo que proporciona prazer ao mesmo tempo em que abre portas para que o aluno conheça novos gêneros. Para a equipe de educadores, a 9ª arte possibilita a leitura de imagens, a sutileza da interpretação das expressões faciais, a criação de onomatopeias, além de mostrar a importância do uso da pontuação expressiva.

O projeto desenvolvido contou com ações pedagógicas de 18 professores de todas as áreas de conhecimento e envolveu, em média, 250 sentenciados. A intenção dos professores é que os alunos deixem de ser passivos para se tornarem ativos no processo de aprendizado, passando a desenvolver competências e habilidades, como pensar, criar, aprender e pesquisar.

Nessa linha de trabalho cada sala de aula desenvolveu temas variados tendo como instrumento de comunicação as HQs. Dentre os assuntos trabalhados estão Os Três Astronautas, A Segunda Guerra Mundial, Planeta Água, Indígenas do Brasil, além do ABC do Sertão na Voz do Gonzagão, Gibiteca e Produção de Tirinhas.

De acordo com a professora do EJA na unidade, Tamyres Siqueira, na produção das HQs foram utilizados recortes e colagens de ilustrações encontradas em jornais e revistas. Dentre os itens disponibilizados para os alunos estão folhas sulfite, cartolina de cores variadas, papelão advindo de material a ser reciclado, tinta guache, lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, cola, além de muita criatividade.

aasassa
Topo