Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/07/19 | Mariana Amud e Sonia Pestana - Imprensa Coremetro

Autobiografia e fotografia são temas de curso oferecido a reeducandas do CPP de São Miguel Paulista

Projeto acontece no IFSP Campus São Miguel Paulista e incentiva as participantes a resgatarem suas histórias por meio da arte

As fotos marcam a história de quem está sendo retratado. Por trás da câmera existem técnicas, teorias e o olhar do profissional. A partir daí o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus avançado de São Miguel Paulista, criou o curso de extensão para 20 presas do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista com o tema “Buscando Nossas Histórias nas Artes”.

A parceria entre o estabelecimento de ensino federal, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania permitiu que, por três meses, as reeducandas inscritas frequentassem o curso pioneiro no campus do IFSP para aulas teóricas e práticas.

Durante os encontros, os professores Leonardo Carvalho, de Sociologia, e Mayara Fior, de Audiovisual, usaram a fotografia e as artes plásticas como possibilidades do registro histórico da vida das alunas. Para a professora Mayara, a experiência entre o IFSP e as reclusas foi gratificante, atingindo plenamente o objetivo da interligação da comunidade, envolvendo as alunas, os professores e demais estudantes.

A aluna C.C.N. confessa ter se inscrito no curso visando a remição de pena por estudo – a cada 12 horas de estudo as reeducandas recebem um dia da pena a menos –, mas se surpreendeu ao conhecer a instituição e o curso que passou a frequentar. “Tivemos aulas de história da fotografia, conhecemos pintores famosos e sobre o significado das cores nas artes plásticas”, comenta.

A diretora do CPP de São Miguel Paulista, Nívia Seravali, vê na parceria com o IFSP uma grande ação de ressocialização. “São aspectos positivos que ultrapassam as grades, com impactos que refletem diretamente na valorização, autoestima, dignidade, inclusão e preparação para a liberdade das reeducandas”, reforça Nívia.

Dentro da proposta pedagógica desenvolvida pelos professores do IFSP esteve a exposição dos trabalhos de fotografia das 20 integrantes do grupo. Em paralelo a formatura, em 26 de junho, as alunas fizeram uma visita monitorada ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), com especial destaque para a exposição da artista Tarsila do Amaral.

A direção da unidade prisional pensa em incluir na programação da Jornada de Cidadania do CPP, marcada para 10 de setembro, a exposição das fotos. Para o IFSP, no balanço geral, o primeiro curso de extensão ministrado nesse molde recebeu uma avaliação positiva, garantindo assim sua inclusão no calendário de atividades para o próximo ano.

aasassa
Topo