Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/07/19 | Caio Daniel e Sonia Pestana - Coremetro

Familiares de reeducandos participam de Jornada de Cidadania no CDP III de Pinheiros

Unidade prisional amplia ações de cidadania ao promover a união familiar dos reeducandos e realizar concurso de redação

Respeito, dignidade e consideração refletiram bem as ações desenvolvidas pela direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) III de Pinheiros durante a 4ª Jornada de Cidade e Empregabilidade, realizada na semana do dia 27 de junho. O projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conta com apoio das Coordenadorias de Reintegração Social e de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

Com foco na preparação para a vida em liberdade, a ação desenvolvida no CDP III de Pinheiros levou em consideração a aproximação familiar, convidando 15 parentes de reeducandos a conhecerem de perto as atividades de reintegração e a participarem da cerimônia de abertura da Jornada. Como sinal de respeito e agradecimento pelo convívio durante o cumprimento da pena, eles foram presenteados com flores.

Durante a solenidade, ocorreu a premiação dos alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, que participaram do 1° Concurso de Redação da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, sob o tema “Motivação e Superação”. Os três primeiros lugares de cada categoria receberam um livro como prêmio. Em paralelo, estava exposto o trabalho intitulado Mural das Gentilezas, que propõe atitudes mais gentis no dia a dia. Ambas as ações foram promovidas por professoras da Secretaria da Educação que lecionam no presídio.

Dentre os familiares convidados estava a mãe do reeducando R.E.T.. Para ela, poder participar de eventos locais é de grande ajuda tanto para os reclusos, que se sentem valorizados com a presença do ente querido, quanto para o familiar, que tem a oportunidade de conhecer melhor parte da rotina da unidade prisional.

Motivação e Superação

Durante o evento solene, o grupo de reeducandos apresentou a música “Stand by me” (Conte comigo, em inglês), de Ben King. A ação serviu de contraste com as redações do 1º concurso, com foco, em sua maioria, na mudança de vida, na ressocialização e nas expectativas para um novo futuro.

Sob o título ”Esperança de um mundo melhor”, o detento A.B.S., autor de um dos textos premiados, pode expressar o quão importante é lutar pelos objetivos e nunca desistir deles. Confira um trecho do texto: “As pessoas têm que ter força de vontade e lutar pelos seus objetivos para vencer todas as dificuldades. Na vida as pessoas podem tudo, com fé, educação, disciplina, gratidão e esperança...”.

aasassa
Topo