Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/07/19 | Equipe EAP

EAP capacita 330 agentes para o manuseio de carabina

Os agentes foram treinados com o mais recente calibre adotado pela SAP: o 5,56 mm

Com o objetivo de garantir a segurança nos deslocamentos aos Fóruns, hospitais e outros locais onde seja necessário o comparecimento de presos, além da capacitação do corpo funcional, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) receberam o treinamento para manuseio da arma carabina 5,56 milímetros.

A capacitação ocorreu entre os dias 13 e 30 de maio no Centro de Treinamento Tático (CTT), em Ribeirão Pires (SP), promovidos pela Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP).

Além dos 300 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária que irão operar as armas em calibre 5,56 mm, recentemente incorporadas ao arsenal da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), participaram do treinamento 30 docentes da disciplina Armamento e Tiro. Outros 24 operadores e quatro instrutores já haviam realizado o curso em 2017. O intuito foi capacitar de todos os profissionais participantes e aprimorar os instrutores que atuam diretamente nos cursos de formação e aperfeiçoamento da categoria.

A EAP, responsável direta pela atividade, demonstra o protagonismo da SAP na busca pelo desenvolvimento de seus colaboradores, ressaltando a importância de treinamentos e ações preventivas para a qualificação de uma classe especializada nas ações e atividades que desenvolve na área penitenciária.

Para Henrique dos Santos Bertoldo, participar do treinamento, além da aquisição de novos conhecimentos, propicia resgatar informações já aprendidas. “Conhecer e operar um novo equipamento faz com que conceitos sejam revistos. Aprender sobre uma nova arma possibilita, ao mesmo tempo, aprimorar algo sobre as que já se sabe operar”, destaca.

Leandro Cordeiro da Silva considera que a quantidade de disparos efetuados traz mais confiança ao operar o equipamento. “O treinamento permitiu adquirir maior familiaridade com o uso e as circunstâncias relacionadas, conscientizando das adversidades que poderão ser enfrentadas. Proporcionou segurança, confiança e preparo técnico para executar disparos com essa nova arma, conhecendo as reais possibilidades e riscos inerentes ao uso do armamento. É gratificante pertencer a uma categoria cada vez mais preparada!”, finaliza.

Sobre o novo calibre adotado pela SAP

O calibre 5,56 mm surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1950 inicialmente com a designação “.222 Remington Special”, mas acabou renomeado para “.223 Remington”. Com a adoção do fuzil ArmaLite M16 pelo Exército Americano, em 1963, o calibre “.223 Remington” foi padronizado como 5,56x45mm, sendo mais tarde adotado como padrão pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O 5,56x45mm NATO (OTAN na sigla em inglês) iniciou uma tendência internacional para calibres militares relativamente pequenos, leves e velozes, que geravam menos impulso no ferrolho e pouco recuo, tornando-se ideal para armas leves, possibilitando disparos rápidos e precisos.

aasassa
Topo