Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/07/19 | Pierre Cruz – Corevali

Reeducandos de Tremembé fazem apresentação teatral em Jornada

O evento ofereceu um mutirão de serviços para os sentenciados nas áreas da justiça, saúde e cidadania

O grupo de teatro formado por presos da Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé preparou uma paródia da peça “Romeu e Julieta” para a abertura da 4ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que aconteceu no dia 26 de junho. O evento, que tem o objetivo de preparar os detentos para a vida em liberdade, é organizado com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Para a montagem, uma versão nordestina da obra shakespeariana, 18 sentenciados ficaram responsáveis pela produção, pelo roteiro e pelos ensaios da apresentação. Cerca de 100 pessoas, entre convidados e autoridades do estabelecimento penal, estavam reunidas para assistir ao teatro. “Foi um dos melhores números que eles já fizeram, é um trabalho do qual tenho orgulho de estar à frente”, afirma Adriana Campos, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) do presídio e coordenadora da atividade.

Marcos, reeducando de 38 anos, que escreveu a adaptação cômica, ficou comovido com a reação do público e atribui o sucesso ao empenho de seus colegas. “Elaboramos a peça inspirados na literatura de cordel e fizemos tudo de coração, acredito que por isso tivemos tanta receptividade da plateia”, explica. O interno Fernando, de 46 anos, foi um dos atores do elenco e considera o grupo de teatro um meio para a higiene mental. “Quando estou atuando, eu consigo esquecer dos meus problemas”, afirma.

Durante o ano, são organizadas cinco montagens apresentadas em datas especiais, uma delas é produzida especialmente para a Jornada. Ao final da apresentação, o diretor geral da penitenciária, Antônio Donizeti Cardoso, parabenizou os presos envolvidos no projeto. “Os detentos superaram qualquer expectativa e trouxeram uma história leve e agradável para assistirmos”, afirma Donizeti.

Além da apresentação teatral, os presos participam de concursos de poesia, campeonatos de xadrez e do 1º Festival de Música da unidade prisional, em que quatro bandas formadas por reeducandos fizeram a performance e canções para os convidados e outros internos.

SERVIÇOS

O evento preparou um mutirão de serviços para os sentenciados dos regimes fechado e semiaberto nas áreas da saúde, da justiça e da cidadania. Palestras sobre empreendedorismo, ética empresarial e ações voltadas para o mercado de trabalho também compõem o cronograma das atividades. Ao todo, foram 891 atendimentos durante a Jornada, feitos em parceria com entidades da sociedade civil.

aasassa
Topo