Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/07/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Mais de 50 mil pessoas são imunizadas contra o H1N1 na CRC

Vacina foi disponibilizada para servidores e pessoas privadas de liberdade

A Coordenadoria de Saúde (CS) e a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), realizaram a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (H1N1) nos estabelecimentos penais pertencentes a CRC.

A imunização alcançou 46.869 reeducandos, além de 3.481 servidores da regional. O número representa um aumento com relação ao ano passado, quando a vacina foi aplicada em 44.492 internos e 3.339 colaboradores.

A população carcerária entrou para o grupo de prioritários pelo Ministério da Saúde para vacinação em 2012, devido ao fato dos detentos viverem em locais fechados e aglomerados, situação que contribui para a proliferação do vírus da gripe, por meio da fala, tosse e espirro, além de contato com as mãos e objetos contaminados, uma vez que o vírus fique ativo por horas em maçanetas, roupas, portas e outros objetos. Apenas tocar em um deles e depois colocar a mão na boca ou nos olhos já é o suficiente, por isso os especialistas recomendam lavar as mãos com frequência.

Segundo o Portal Saúde, da Editora Abril, em 2018 a Influenza H1N1 foi responsável por 65% dos óbitos decorrentes dessa doença, aqui no Brasil. A campanha de vacinação acontece anualmente na CRC e não há registros de caso de morte pelo vírus.

Para o diretor do Centro Regional de Saúde, Alexandre Lazinho Santos, o objetivo é imunizar o maior número possível de pessoas, uma vez que a vacina não é obrigatória, para que não haja consequências.

Vale ressaltar que a campanha é feita por meio de um trabalho conjunto entre a CS e CRC, o Núcleo Regional de Saúde e o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), responsável pela imunização dos colaboradores que prestam serviço diretamente na coordenadoria.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-a-gripe-h1n1-sintomas-diagnostico-vacina-e-tratamento/

aasassa
Topo