Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/07/19 | Mariana Amud – Coremetro

Educação no sistema prisional foi tema de seminário promovido pela SAP e SEE

Primeira edição do evento contou com a participação da Coremetro e Corevali

Com o tema “A oferta da Educação Básica à jovens e adultos em situação de privação de liberdade no Estado de São Paulo”, servidores das Secretarias da Administração Penitenciária (SAP) e de Estado da Educação (SEE) participaram do primeiro evento estadual a tratar sobre a educação dentro do sistema prisional, no dia 11 de junho.

O seminário reuniu Diretores de Educação de estabelecimentos penais das Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), além de supervisores e Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNPs), da SEE.

O encontro contou com a presença do secretário da SAP, Nivaldo César Restivo, da chefe de gabinete da SEE, Renilda Peres de Lima, e do diretor executivo da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Henrique Pereira de Souza Neto. A ação reforçou a importância da educação na mudança de vida das pessoas. “Nós não conseguimos melhorar nada se não for pelo caminho da educação”, ressalta Restivo.

Melhorias

Durante a manhã o encontro foi marcado por palestras ministradas por representantes da SAP e da SEE, que abordaram de forma técnica as responsabilidades das secretarias no processo de matrícula de reeducandos na educação formal, sobre os procedimentos de segurança necessários para as aulas dentro das unidades prisionais e, principalmente, a importância da educação formal e informal no sistema carcerário paulista.

No período da tarde, todos os presentes se reuniram em grupos, compostos por profissionais das duas secretarias, para analisarem os problemas enfrentados na educação básica aos privados de liberdade e pensarem possíveis soluções. Ao final, cada grupo apresentou suas propostas que serão levadas em consideração para a melhoria do sistema.

As demais coordenadorias da SAP também devem promover o mesmo evento em suas regiões, visando levar informação e troca de experiências para todo o sistema educacional oferecido dentro das unidades prisionais do Estado de São Paulo.

aasassa
Topo