Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/07/19 | Sonia Pestana – Coremetro

Relatos de vida de população carcerária LGBTI+ ganham espaço em publicação da Secretaria da Saúde

Trans-critos é um trabalho inédito desenvolvido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids junto ao público trans da SAP e demais secretarias de Estado

Para dar visibilidade às questões que envolvem a população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e Mais) no Estado de São Paulo, de forma inédita, o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids promoveu o primeiro concurso “Trans-critos: Relatos de Vida”. O objetivo da ação é dar voz a esse público, permitindo sua expressão com conteúdo sobre suas vivências, esperanças, desafios e vitórias.

Participaram do concurso as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), de Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Social, Educação, Justiça e Cidadania, além da Sociedade Civil Organizada. A SAP esteve representada pelo Centro de Políticas Específicas (CPE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por meio de ações na Ala de Progressão do Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Paulo Gilberto de Araújo” de Chácara Belém.

De acordo com o diretor do CPE, Charles Bordin, a unidade prisional foi representada pelo relato de vida de oito reclusas, entre travestis e mulheres transexuais. O concurso teve como finalidade dar visibilidade ao preconceito sofrido por pessoas trans, com foco na vulnerabilidade social que, muitas vezes, pode levar a transgressões e possíveis aprisionamentos.

Ainda segundo Bordin, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora com base nos seguintes critérios: inovação no relato; criatividade; superação; lições aprendidas e coerência entre história e estilo. Por fim, entre as secretarias participantes, 17 trabalhos foram escolhidos nas categorias travesti, mulher transexual e homem trans. Os conteúdos analisados farão parte de uma publicação a ser lançada em dezembro no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Está nos planos do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids promover a distribuição da publicação junto à população LGBTI+. Dentre as narrativas de histórias de vida da população trans, estão os textos de oito reclusas do CDP Belém II. A travesti J.G., inclusive, ganhou menção honrosa por sua participação no concurso.

aasassa
Topo