Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/07/19 | Mariana Amud – Coremetro

Servidores da SAP dão treinamento em Alagoas sobre o uso de escâner corporal

ASPs da Coremetro e da CRC foram os instrutores do curso oferecido à funcionários do sistema prisional alagoano

O bem-sucedido sistema de segurança adotado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é mais uma vez referência para outros estados da federação. De forma pioneira, dois agentes de segurança penitenciária (ASPs), das Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e da Região Central (CRC) foram para Alagoas instruir os servidores penitenciários locais para o uso do escâner corporal.

Os ASPs Getúlio Álvaro, do Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, e Ricardo Tsuneo Maekawa, da Penitenciária de Piracicaba, instruíram, nos dias 22 e 23 de maio, os funcionários da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), de Alagoas, para o bom uso do aparelho de segurança. Além do treinamento técnico, os servidores paulistas compartilharam experiências vividas no dia a dia de trabalho na SAP.

Durante os dois dias de capacitação, quatro turmas com aproximadamente 25 servidores, das nove unidades prisionais de Alagoas, conheceram e tiraram dúvidas a respeito do uso do equipamento, que desde 2017 está em funcionamento nos estabelecimentos penais da SAP.

Segundo Álvaro, essa qualificação foi significativa não só por ter sido pioneira, mas também pela forma de treinamento que puderam oferecer. “A partir de algumas experiências registradas pelos escâneres de São Paulo pudemos mostrar casos reais, que também podem ocorrer no sistema prisional alagoano”, comentou o ASP, que reforçou a importância de profissionais capacitados para a análise das imagens do escâner e para lidar com as situações de apreensão.

Para Maekawa a participação da SAP nessa instrução foi de grande valor. “Foi muito bom levar o nosso conhecimento para unidades prisionais de outro estado. Como servidor é importante saber que São Paulo é exemplo e que temos corpo funcional capacitado tanto para trabalhar como para ensinar em qualquer lugar do Brasil”, ressaltou.

aasassa
Topo