Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/07/19 | Caio Daniel - Coremetro

CDP de Vila Independência promove 1º Concurso de Contos, Poemas e Poesias em Cárcere entre reeducandos

Melhores textos receberam prêmios simbólicos e certificado de participação em uma cerimônia na unidade prisional

Com o intuito de promover a criatividade, o estimulo à leitura e à produção de textos, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência realizou, durante o mês de maio, o 1º Concurso de Contos, Poemas e Poesias em Cárcere entre os reeducandos. O projeto foi idealizado pelo monitor da sala de leitura e realizado pela supervisão técnica da unidade prisional, com apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana da Capital (Coremetro), dos profissionais da área da saúde do CDP e da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

De acordo com os responsáveis pelo concurso, 144 reeducandos usaram a imaginação a partir de rimas, contos e versos para compartilhar experiências do passado e criar novas histórias para o futuro. “Nosso objetivo é estimular os detentos a verem o cárcere de uma forma diferente, exercitando a criatividade por meio da leitura e da produção de textos”, explica o diretor da unidade prisional, Anderson Carlos Bordin.

Segundo ele, o auxílio de parceiros foi essencial para que o concurso obtivesse sucesso. “Tivemos um grande apoio do Durval Luiz da Silva, da área de educação da Funap, e da dentista da unidade prisional, Michele Ferreira Melo Saab, que nos ajudaram na organização do concurso e na escolha das melhores obras”, conclui Bordin.

Para o reeducando E.C.P., participar da ação literária foi uma forma de demonstrar seus sentimentos e ter uma nova perspectiva de futuro para quando em liberdade. “O concurso permitiu mostrar a criatividade que está dentro de nós, expressando nossos sonhos e metas para quando deixarmos a prisão”, relata o participante.

Reconhecimento

No dia 28 de maio, durante a cerimônia da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, os três primeiros colocados de cada categoria receberam prêmios simbólicos e certificados de participação das mãos das autoridades presentes. Na ocasião, foi feita a leitura de um poema por um dos reeducandos participantes.

A exemplo do que acontece nos estabelecimentos penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o CDP de Vila Independência conta com um acervo de aproximadamente três mil livros. A sala de leitura possui desde obras nacionais e internacionais, até livros em quadrinhos, romances, crônicas e religiosos. Os presos podem fazer a retirada dos exemplares por meio de solicitações de empréstimos, devendo devolvê-los depois de um determinado período, para que outro leitor possa também ler o livro.

aasassa
Topo