26/06/19 | Caio Daniel - Coremetro

Ioga para todos: servidores da SAP recebem capacitação para serem instrutores

Objetivo é que os funcionários sejam multiplicadores da prática nas unidades prisionais e prédios administrativos da Secretaria

Há quase um ano, funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) têm frequentado o Centro Cultural da Índia “Swami Vivekananda”, em São Paulo. Eles participam de um curso de ioga voltado à formação de instrutores, com o objetivo de multiplicar a prática oriental milenar com os servidores do sistema prisional.

O projeto é uma parceria entre a SAP e o Consulado Geral da Índia que, inicialmente, ofertava aulas somente para presos. A ideia deu tão certo que o Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) conseguiu fechar uma turma dedicada especialmente à formação de mestres iogues entre os funcionários. “Fizemos uma reunião com a equipe de relações institucionais do Consulado indiano para delimitar e atender presos e servidores”, explica a diretora do GQVidass, Iracema Jansson.

Com o intuito de serem multiplicadores da prática, os oito participantes, entre Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), oficiais administrativos e psicólogos, quinzenalmente se encontram com o mestre indiano Sanjay Kumar para as aulas.

Em inglês, e com ajuda de um intérprete, ele ensina os movimentos e os mantras necessários para melhorar a postura, a respiração e o equilíbrio. As técnicas são coadjuvantes ao tratamento de diversos tipos de doenças como insônia, asma, diabetes, hipertensão e enxaqueca, garante a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Certificado com reconhecimento internacional

Com duração de dois anos, a capacitação é chancelada pelo Consulado da Índia e reconhecido internacionalmente. O diploma habilita o novo professor a transmitir o aprendizado aos colegas de trabalho e reeducandos, garantindo melhor disposição, bem-estar e saúde aos adeptos.

Para Everton Ramalho, ASP da Penitenciária “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha, a ioga ajuda a manter o equilíbrio não só no trabalho, mas na vida. “Já dou dicas para colegas da unidade sobre relaxamento mental e técnicas de respiração, isso ajuda a ficar mais calmo e diminui o estresse”, revela.

A psicóloga do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) Metropolitana, Juliana Dias Gonçalves, explica que a arte milenar é um método eficaz contra doenças psicológicas. “A partir da meditação e da disciplina nos movimentos é possível prevenir e administrar problemas de ansiedade, depressão e síndrome do pânico”. Para ela, essas patologias são premissas do ser humano, devido à correria do dia a dia, “A ioga é uma alternativa para prevenir doenças, obter controle emocional e autoconhecimento”, orienta.