Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/06/19 | Amanda de Oliveira – CRC

CDP de Sorocaba comemora 10 anos de Carpe Diem

Mais de 1900 internos já foram atendidos pelo projeto

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, reuniu no dia 7 de junho, colaboradores, detentos e parceiros da unidade prisional para comemorar os 10 anos do projeto Carpe Diem, cujo objetivo é auxiliar os presos de baixo potencial ofensivo com aplicação de curso laborterápicos e atendimento psicológico especializado.

O CDP recebe transgressores que praticaram abandono de incapaz, ameaça, cárcere privado, corrupção ativa, embriaguez ao volante, violência doméstica, entre outros, mas para que estes tenham o direito de participar do programa é necessário ser compatível com as regras do Carpe Diem. Os requisitos essenciais para a inclusão no projeto são: não ter sido recolhido em nenhuma unidade prisional anteriormente, nem ter cometido lesão corporal, furto, apropriação indébita, estelionato, receptação, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ou restrito.

Desde o início do programa 1937 homens já foram beneficiados com atendimento psicológico, e capacitação profissional. Atualmente 14 pessoas fazem parte do programa de acolhimento. De acordo com o diretor do CDP, Vicente Tribioli Martinez, o atendimento possibilita ao interno a recuperação e a construção de ferramentas para o autoconhecimento e autoavaliação, voltados à mudança e a reestruturação intra e interpessoal.

Nas oficinas as aulas acontecem por módulos. O conteúdo é sempre voltado à orientação da vida futura. Trabalho e Sociedade, Relações Sociais, Empreendedorismo, Saúde e Segurança são alguns dos temas desenvolvidos a partir do planejamento das atividades específicas, sob a coordenação da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e outras instituições parceiras. A unidade recebeu uma estrutura específica com sala de aula, pátio interno, uniformes e maquinário para aulas práticas. A equipe de condução é composta por psicólogos e assistentes sociais da Reintegração Social, além da pastoral carcerária e dirigentes da Funap.

Um dos participantes, de 39 anos, detido há 4 meses disse que foi só dentro da unidade que ele aprendeu a se expressar, respeitar a decisão do outro e lidar com situações de conflitos.

Segundo o diretor de segurança do CDP, Zeferino Camargo, o índice de reincidência é de 5,32%, nos dez anos de programa. Camargo acompanha o projeto desde quando ele foi criado e disse que há muitas histórias que deram certo por meio do processo de ressocialização oferecido pelo Carpe Diem. “Muitos internos, quando em liberdade, ligam para o CDP para agradecer. Isso me deixa muito feliz, pois assim, fico sabendo boas notícias deles”, conclui o diretor.

Vale lembrar que a expressão Carpe Diem tem origem no latim e significa “aproveite o dia”, mas para o CDP, pode ser traduzido como “aproveite a oportunidade”.

aasassa
Topo