02/05/12 | Rosana Tenreiro - Assessoria de Imprensa - SAP

Universidade de Guarulhos (UNG) ministra cursos de capacitação profissional aos reeducandos no período de férias

20 reeducandos foram capacitados em mais uma parceria de sucesso entre a SAP e a UNG

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos de Guarulhos recebem certificado

Sorriso no rosto, calça bege, camiseta branca e uma sensação de sonho realizado, era o perfil dos 14 reeducandos da Penitenciária “José Parada Neto” de Guarulhos, na chegada à Universidade de Guarulhos (UNG), no dia 25/4, por volta das 10h.

Na recepção do salão nobre, uma mesa de café da manhã, autoridades do sistema prisional, do Poder Judiciário, da UNG e imprensa local receberam os reeducandos.

O ambiente era de pura alegria e chegou a contagiar as autoridades presentes, que fizeram discursos entusiásticos. Os cursos foram realizados nos meses de janeiro e fevereiro, nas diversas especialidades como: curso básico de inglês e espanhol, desenho artístico, comida japonesa, panificação e paisagismo.

“Depois de quase dez anos vivendo no cárcere eu nunca pensei que teria uma porta aberta. Fiquei muito feliz por realizar o curso e saber que existem pessoas que acreditam na minha recuperação”, disse o detento Tassiano Máximo de Souza, que participou do curso básico de Espanhol.

Na abertura do evento, o chanceler da UNG, prof. Antonio Veronezi, salientou a importância das parcerias sociais. “A UNG é feita por pessoas e para pessoas. Nosso papel é servir à sociedade e queremos continuar neste caminho. Amanhã vocês estarão do lado de cá e terão novas oportunidades. O sucesso depende do esforço e da garrra de cada um de nós”, afirmou.

“A vida profissional de quem labuta no sistema prisional tem momentos tristes e alegres. Essa parceria com a UNG é uma conquista de muita alegria, pois a caminhada é pesada e eles encontram muito mais portas fechadas do que abertas”, esclarece o secretário Lourival Gomes.

E.W.R, 35 anos, que cumpre pena há mais de 11 anos, afirmou que o programa de capacitação profissional foi fundamental para que ele voltasse a ter esperanças em mudar de vida. “Voltei a sonhar”, disse.

“Nós sabemos até certo ponto a importância desse certificado para esses homens”, disse o secretário Gomes. “Não sabemos o que eles anseiam da vida, o que buscam e idealizam para o futuro. Não temos ideia do que se passa na cabeça de cada um deles e de seus familiares, mas, com certeza é um passo importante e mais uma conquista nessa caminhada”, complementou.

Os certificados foram distribuídos nominalmente pelo reitor da UNG, prof. Alexandre Estolano e pelo secretário da Administração Penitenciária Lourival Gomes. Representando todos os reeducandos presentes no evento, Taciano Máximo de Souza, 30 anos, orador da turma, agradeceu a oportunidade dada e disse que o conhecimento adquirido durante as aulas o ajudará em sua reinserção na sociedade.

Além das autoridades já citadas, também participaram da cerimônia a vice-reitora Acadêmica, profa. Luciane Lúcio Pereira; a superintendente Acadêmica, profa. Maria Helena Kruger; o desembargador e diretor do curso de Direito da Universidade, prof. Paulo Dias de Moura Ribeiro; a juíza substituta da Vara de Execuções Criminais e Corregedoria dos Presídios de Guarulhos, Helen Komatso; os juízes auxiliares da Corregedoria Geral de Justiça, Jayme Garcia dos Santos Júnior e Paulo Eduardo de Almeida Sorci.

Pela SAP também participaram o coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Hugo Berni Neto e o diretor da Penitenciária “Parada Neto” de Guarulhos, Emerson Rodrigues Sanches.