Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/06/19 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro

Campanha da Cipa e CQVidass alerta sobre efeitos do diabetes e a saúde da visão

Ação conjunta promoveu campanha de visão com apoio do BOS de Sorocaba com especial cuidado aos pacientes diabéticos

A partir de parcerias bem-sucedidas, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) prestou atendimento, no dia 29 de maio, aos servidores das Penitenciárias Femininas da Capital (PFC) e de Sant’Anna (PFS), Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4), Base de Escolta dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs), além de funcionários da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). A pedido da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) a entidade realizou 100 testes de acuidade visual e promoveu orientações e encaminhamentos, sobretudo em relação aos cuidados com pacientes diabéticos.

De acordo com o médico oftalmologista do BOS, Bruno Costa Monteiro, o diabetes é uma doença sistêmica que pode trazer complicações ao corpo todo, inclusive aos olhos. Monteiro destacou que a retinopatia diabética é consequência do mal controle da doença e pode ter sérias complicações, como perda da visão.

Segundo ele, é importante o paciente diabético ter a consciência de participar de todas as campanhas de cuidado da visão. Paralelamente, o especialista em retina, frisou a necessidade de manter controle glicêmico diário e efetuar exames anuais de mapeamento da retina.

Atendimentos

Os servidores que apoiaram a ação do BOS foram previamente atendidos pela equipe de saúde do CQVidass que aferiu a pressão e procedeu o exame de destro. Segundo o enfermeiro Walter Alexandre do Amaral, aproximadamente 9% desses funcionários apresentaram índices pressóricos alterados e 15% com glicemia capilar fora dos níveis recomendados. De acordo com ele, em momento oportuno, esses servidores serão convocados para novas aferições e demais controles de saúde.

A diretora de saúde do CQVidass, Valéria Aparecida Costa, ressalta a importância da atenção primária à saúde, principalmente no controle da Diabete Mellitus e da hipertensão arterial sistêmica. “O CQVidass entende que realizar ações de prevenção são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças, evitando complicações futuras”.

Para o presidente da Cipa da PFS, Jorge Augusto de Santana, a união dos cipeiros com o CQVidass vem dando resultados surpreendentes em benefício de muitos servidores. Ele disse que apesar dessa atenção redobrada nos últimos anos, sempre há margem para aperfeiçoamentos.

aasassa
Topo