12/06/19 | Jânio Moreira - EAP

EAP oferece capacitação quanto aos Desafios de liderança e aos transtornos afetivos

O evento marcou a reabertura do auditório da EAP, que passou por reformas em sua estrutura

Com o objetivo de capacitar os diretores técnicos III, no tocante aos desafios como gestores, a Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP) promoveu um ciclo de palestras. Nesse ciclo, os temas trabalhados foram “Desafios de Liderança”, apresentado pela leader coach Andressa Maurício, e “Transtornos afetivos”, ministrado pela psiquiatra Doris Hupfeld Moreno, pesquisadora do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Essa capacitação buscou possibilitar uma reflexão sobre o nível de competência relacional dos gestores para que otimizem os resultados organizacionais, em cenários de crise ou mudanças, com um instrumental adequado para a percepção de transtornos afetivos.

Andressa Maurício, em sua abordagem, discutiu o papel de liderança no contexto da Secretaria da Administração Penitenciária. Discutiu como liderar diferentes gerações e sobre as diferenças individuais que impactam no comportamento, como: formação, experiência, personalidade e valores. Também tratou dos fatores motivacionais e de engajamento da iniciativa pública, inteligência emocional, comunicação assertiva e autoconhecimento.

Doris Moreno, em sua preleção, explicou os transtornos afetivos e os seus tipos. Relacionou os gatilhos, algumas causas, dietas, impulsos e os estágios. Também explicitou sobre a necessidade da compreensão por parte de seus portadores e os caminhos para lidar com esses transtornos.

Esse encontro ocorreu no auditório do prédio sede da EAP, no período da manhã e da tarde, do dia 31 de maio. A organização desse ciclo de palestras ficou a cargo do Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Cecad-RH), da EAP. Os diretores participantes são das coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania, Saúde do Sistema Penitenciário, além das coordenadorias das unidades prisionais das regiões Metropolitana, Central, do Vale do Paraíba e Litoral. Entre os presentes, também estiveram Luiz Carlos Catirse, secretário executivo da Pasta, que fez o discurso de abertura do evento; Amador Donizete Valero, chefe de gabinete e Leda Maria Gonzaga, diretora da Escola Penitenciária.