Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/06/19 | Mariana Amud – Coremetro

SAP e Fundo Social de São Paulo promovem curso de confeitaria para reeducandas da PFC

Certificados foram entregues pelos professores do curso e diretores da unidade prisional

A produção de pães, bolos e doces fez parte da rotina de 24 reeducandas da Penitenciária Feminina da Capital (PFC), que participaram do workshop de Confeitaria Básica oferecido pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp). O curso aconteceu dentro da unidade prisional nos dias 8 e 9 de maio, e no dia 24/05, as alunas receberam sua certificação.

A parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Fussp deu a oportunidade para que as mulheres conhecessem receitas e técnicas básicas de confeitaria. A ideia é que, no futuro, possam empreender no ramo, trabalhando com alimentação de qualidade.

Entre as alunas o sentimento de gratidão com os professores é unânime. Além da mão na massa, Ernani Gouvea e Maria Rosely de Araújo, passaram o conceito de comfort food ou, em tradução, comida de bem-estar, que tem como significado o despertar de sensações agradáveis e prazerosas ligada à alimentação. “O alimento é poderoso, por meio dele podemos transformar vidas, e fazer comida com afeto é ainda mais significativo”, ressaltou Gouvea.

A paraguaia M.R.M., que já trabalha na cozinha da unidade prisional há sete meses, quer buscar um emprego em restaurantes quando estiver em liberdade. Já M.A.A.B., peruana, nunca trabalhou na área de alimentação, mas já pensa em fazer do aprendizado adquirido no curso, sua fonte de renda. “Com técnicas e práticas nós aprendemos a importância da higiene na cozinha e já penso em vender trufa e alfajor conforme receitas que foram ensinadas no curso”, comentou.

Mãos na massa

Entre as participantes estiveram mulheres de diferentes nacionalidades que, juntas, aprenderam sobre técnicas de higiene na cozinha, cuidados na preparação dos alimentos e o mise en place – termo francês usado para descrever a organização necessária para o preparo de uma receita.

Uma apostila com receitas foi dada às participantes com instruções para o preparo de doces e salgados. No curso as alunas aprenderam a fazer pão de água, rosca estrela, bolos de banana e café, além de alfajor e trufa.

Com oito horas de carga horária, o workshop de Confeitaria Básica é uma importante ferramenta no processo de reinserção social das reeducandas. A certificação no curso conta como um diferencial no currículo dessas mulheres, que poderá ajudar na recolocação profissional de cada uma.

aasassa
Topo