12/06/19 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro

Projeto prepara preso para a vida em liberdade

Ação especial com sentenciados do regime semiaberto promove dinâmicas com foco na retomada da vida fora do sistema prisional

Liberdade, com certeza é o sonho de toda pessoa reclusa no sistema prisional. Para os sentenciados em regime semiaberto essa palavra vem ganhando um novo significado graças a projetos desenvolvidos no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha. Os presos passam por dinâmicas com foco na preparação para a vida fora do sistema prisional.

Com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), o projeto “Preparação para a Liberdade” dá um novo enfoque às questões que antes pareciam corriqueiras, em uma proposta de mudança de visão de mundo.

Desde 2016, o CDP de Itapecerica mantém o projeto Construindo Novos Caminhos. Segundo a assistente social da unidade, Ângela Carvalho de Jesus Silva, a ação considera as perdas ocorridas na fase de reclusão e convida os participantes para a reflexão sobre o passado e planejamento do futuro fora do sistema prisional. Na opinião da responsável, o poder para mudar o foco na vida está dentro de cada pessoa.

Já no CPP de Franco o projeto foi implantado em 2017 e comporta cinco encontros semanais, envolvendo dez reeducandos por etapa. De acordo com a diretora de Reintegração Social da unidade, Célia Minelli, durante as ações são abordados temas como liberdade, laços sociais e familiares, trabalho e cidadania.

O programa tem o objetivo de preparar as pessoas que estão próximas a obter progressão de pena para Regime Aberto ou Livramento Condicional para o processo de retomada do convívio social, por meio de oficinas socioeducativas. Assim, a dinâmica é focada no momento vivido pelos sentenciados, tendo como finalidade de ajuda-los a gerenciar pensamentos, emoções e também o modo de reagir diante de obstáculos.

Conteúdo

A partir de temas diversos os participantes do projeto do CDP de Itapecerica puderam deixar registrada sua opinião a respeito do assunto tratado. Segundo Ângela, a oportunidade de expressar sentimentos é o ponto alto da ação.

Sob o tema Identidade, F.S.F., que está no sistema prisional há 12 anos, declarou que após diversos sofrimentos considera-se preparado para usufruir a liberdade com responsabilidade. O desejo de M.M.S. é poder dar orgulho para a filha, algo que ele nunca experimentou quando em sua infância.

Com foco na abordagem Laços Sociais, M.M.S. revela que a cada dia descobre que pode e quer ser alguém melhor do que antes. Já E.Y. viu no projeto uma forma de diálogo e desabafo das coisas que gostaria de falar e não tinha como se expressar.

Estrutura do projeto

A estrutura adotada no CDP de Itapecerica prevê a abordagem de temas do cotidiano dos presos, ações durante as saídas temporárias a que têm direito e a expectativa de vida na volta à sociedade. Nesse contexto, abrem espaço para atividades diversificadas como a leitura de livros e sessões de cinema, que dão margem para reflexões e debates acalorados entre os participantes.

Para dar suporte ao projeto, Ângela diz que contou com doações para montar a biblioteca de uso exclusivo do programa, atualmente com mais de 400 exemplares. Além da leitura, a assistente social incluiu o cine pipoca entre as atividades.

Um dos filmes foi tão marcante que um dos participantes aproveitou a saída temporária para assisti-lo novamente em família e passar o conhecimento adquirido no projeto para esposa e filhos.