27/04/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto que produz mudas nas penitenciárias de Sorocaba será expandido para outras unidades

A parceria com a prefeitura de Sorocaba acontece desde 2009

Lourival Gomes em visita à PI de Sorocaba

O Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, participou de uma reunião na Prefeitura de Sorocaba, em 24/04, para conhecer os resultados do projeto “Recomeçar - Plantando a Liberdade", que consiste na produção de mudas de árvores nas penitenciárias “Danilo Pinheiro” (PI) e “Antônio Souza Netto” (PII) de Sorocaba. O encontro foi feito a pedido do governador Geraldo Alckmin, que pretende expandir o projeto para outras unidades prisionais.

O prefeito Vitor Lippi recebeu também a Secretária da Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o Coordenador das Unidades Prisionais de Região Central (CRC), Luiz Carlos Catirse e os diretores das duas penitenciárias, Carlos André Guedes (substituto da PI) e Marcelo Serroni Persike (PII). Após a reunião, o grupo fez visita aos presídios.

A Prefeitura de Sorocaba iniciou o projeto em 2009 em parceria com as penitenciárias da cidade, o Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Universidade de Sorocaba (Uniso), por meio da Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo é consolidar uma rede de produção de mudas e sementes nativas, dando oportunidades de trabalho a reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto.

A PI cultiva atualmente mais de 70 mil mudas em uma área de aproximadamente 5 mil m², que possui 125 canteiros com capacidade de armazenar mais de 128 mil mudas. A unidade conta também com uma estufa de 84m², onde são preparados substratos e um viveiro de mudas, com estoque de 150 mil mudas de cerca de 80 espécies diferentes.

A PII possui uma área de mais de 12 mil m² destinada à produção de mudas, dividida em área interna e externa. A capacidade de armazenamento é a mesma da PI e, em ambas, o sistema de irrigação e adubação são manuais.