11/06/19 | Caio Daniel - Coremetro

SAP participa de encontro sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário em Brasília

Concurso de Fotografia para servidores realizado pela SAP foi destaque entre os cinco Estados presentes

O Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) da Coordenadoria de Saúde participou da primeira reunião técnica sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário, ocorrida em Brasília. O evento foi realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no dia 17 de maio, e contou com a participação de cinco Estados: Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará e São Paulo. O objetivo foi o compartilhamento de ações que promovam a saúde, a qualidade de vida e a valorização do servidor do sistema prisional brasileiro.

Dentre as apresentações dos participantes, uma ação da SAP foi destaque: o Concurso de Fotografia para servidores, realizado em 2017, que estimulou a criatividade dos funcionários da Secretaria para a captação de registros em momentos de lazer, como a prática de esportes ou cenários da natureza. Os estados do Ceará e do Mato Grosso do Sul também se sobressaíram com ações de integração entre o corpo funcional e preparação para aposentadoria.

De acordo com Iracema Costa Jansson, diretora do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) e representante do Estado de São Paulo no evento, o objetivo principal da reunião foi contribuir para a elaboração de uma política nacional de atenção à saúde e qualidade de vida do servidor penitenciário. “Essa troca de experiência é essencial para discussão e criação de novos programas voltados à melhoria da saúde, valorização e qualidade de vida do servidor penal”, pontua.

Segundo ela, participar de um evento como esse mostra o reconhecimento pelo bom trabalho realizado pela SAP. “Somos referência nessa área para outros Estados da Federação”, explica a diretora.

Projetos

Além do concurso de fotografia, que ocorrerá novamente no segundo semestre deste ano, outros programas são realizados regularmente para funcionários da SAP como: Quero Parar de Fumar, Gestão da Emoção, Sua Saúde é Nossa Meta e Imunização. Na capital paulista, são oferecidas aulas de Ioga e Lian Gong – técnicas que ajudam na melhoria da saúde e na prevenção de doenças. Essas e outras atividades acontecem em conjunto com os Centros de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), das cinco coordenadorias regionais e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades prisionais.