10/06/19 | Eliane Borges - Croeste

Unidades prisionais da Croeste encerram maio com prestígio à figura materna

Servidoras, reeducandas e visitantes foram homenageadas com diversas atividades no mês das mães

Considerando a importância da data, as unidades prisionais não deixaram passar em branco a comemoração do Dia das Mães no mês de maio. Para enaltecer o papel dessa figura na sociedade, servidoras e visitantes foram recepcionadas de maneira única e especial em cada estabelecimento. Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, às reeducandas mamães receberam um curso de cuidado com a pele e automaquiagem.

Além das servidoras homenageadas, as mães de sentenciados também foram agraciadas com lembrancinhas em algumas unidades. No Centro de Ressocialização (CR) de Birigui elas participaram de um café da manhã preparado pelos próprios internos, com direito a apresentação musical. Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, as mães dos sentenciados puderam saborear um almoço com feijoada e bolo acompanhadas dos filhos.

Funcionárias

Nas demais unidades, as homenagens foram direcionadas somente ao corpo funcional feminino. Cafés especiais, sorteios de brindes e entregas de lembrancinhas ocorreram concomitantemente à exibição de vídeos inspiradores, poemas e músicas (algumas ao vivo) nas Penitenciárias “ASP Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II, “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, “Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, Assis, Tupi Paulista Masculina, Pracinha, Junqueirópolis e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu.

Na oportunidade, a Penitenciária “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista realizou palestra referente à prevenção e tratamento da Dengue; o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Tácio Aparecido de Santana” de Caiuá trouxe membros da igreja Salvos Pela Fé para ministrar sobre “Vencendo a Depressão” e a Penitenciária “AEVP. Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista trouxe uma psicopedagoga para abordar o tema: “As sete armas contra a destruição”. Neste último caso, houve ainda uma sessão de beleza para as servidoras mães, assim como na Penitenciária de Valparaíso.

Demais participantes

As mães servidoras também foram homenageadas com cafés e mimos nas Penitenciárias “Paulo Guimarães” de Lavínia III, “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia II, Paraguaçú Paulista, Florínea, “João Batista de Santana” de Riolândia, “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu, “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia I, “Nestor Canoa” de Mirandópolis I, “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau I e “Maurício Henrique Guimarães” de Presidente Venceslau II.

Também nos Centros de Detenção Provisória (CDP) de Pacaembu I e II, São José do Rio Preto, Nova Independência, “ASP Valdecir Fabiano” de Riolândia, Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba, CR “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente, CPP “Dr. Javert de Andrade” de São José do Rio Preto, CPP de Valparaíso e Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) “Dr. José Ismael Pedrosa” de Presidente Bernardes.