Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/06/19 | Eliane Borges – Croeste

Funcionários de presídios se reúnem durante Semana do Serviço Social 2019

Encontro regional foi realizado no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente

Em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15/05, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu diversos encontros regionais envolvendo profissionais da área que atuam nos presídios. No tocante aos estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), o evento ocorreu no dia 16/05, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

A ação ocorreu por conta da Escola da Administração Penitenciária (EAP) em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por intermédio de Kely Hapuque Cunha Fonseca, diretora de Saúde II, do Centro de Referências Técnicas, a qual idealizou e elaborou o projeto. Os convidados foram recepcionados com café da manhã, promovido com contribuições do Centro de Ressocialização (CR) “ASP. Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente, das Penitenciárias Masculina e Feminina de Tupi Paulista e “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes.

Foram realizados três encontros no Estado, nos dias 14, 15 e 16 de maio, e que tiveram um total de 84 participantes: 69 assistentes sociais e 15 estagiários da área. Os momentos possibilitaram maior interação entre o trabalho realizado por estes profissionais, tanto em estabelecimentos prisionais, como em Hospitais de Custódia, Centro de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) e Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA).

Atividades

A ação contou com palestrantes formados na área, que já atuam em unidades prisionais da região: Adriana Alkmin Domingues Pereira, diretora III da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista; Débora Ribeiro de Lima, diretora de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, da Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente; Ivone Aparecida Pereira Cruz, assistente social do CR de Prudente; e Júlio Peixoto, assistente social do Centro de Readaptação Penitenciária (RDD) “Dr. José Ismael Pedrosa” de Presidente Bernardes.

“Realizamos uma mesa redonda com profissionais que atuam em unidades prisionais e de reintegração (CAEF e CPMA), saúde e assistentes sociais, para realizarem uma Roda de Conversa entre especialistas, no intuito de estabelecer uma interlocução interdisciplinar, buscando fortalecer o acúmulo e fortalecimento da profissão em suas diferentes áreas de atuação na SAP”, enfatizou Adriana Alkmin Domingues Pereira.

aasassa
Topo