Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/06/19 | Jânio Moreira - EAP

EAP celebra a formatura de 419 Agentes de Segurança Penitenciária

A Escola de Administração Penitenciária realizou a cerimônia no teatro da APCD

Os 419 concluintes, do curso de formação técnico-profissional de Agentes de Segurança Penitenciária, festejaram o encerramento do curso e a plena capacitação para o exercício de suas funções nas unidades prisionais. A celebração ocorreu em 10 de maio no teatro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), reuniu familiares e amigos dos formandos, docentes do respectivo curso e autoridades.

O curso de formação técnico-profissional oferecido aos ingressantes nos cargos de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) mobilizou dezenas de servidores lotados na Escola de Administração Penitenciária (EAP) “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, departamento responsável pela formação inicial e pela capacitação no decorrer da vida funcional dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária. Também foram mobilizados centenas de docentes vinculados às unidades prisionais, que foram convidados a lecionarem nesses cursos.

Entre as autoridades que prestigiaram a formatura, estiveram Luiz Carlos Catirse, secretário executivo da Administração Penitenciária, Mariana Noemi Pina de Branger, chefe de gabinete substituta, Leda Mariana Gonzaga, diretora da Escola da Administração Penitenciária, além dos deputados estaduais Coronel Telhada e Delegado Olim, e ainda os representantes dos deputados estaduais Sargento Neri, Castelo Branco e Adriana Borgo. Também prestigiaram a celebração coordenadores, diretores de unidade prisionais e técnicos da SAP.

Os ingressantes nos cursos de formação necessitam obrigatoriamente concluí-los para o exercício de suas atribuições e também como um dos requisitos para a aprovação no estágio obrigatório, inerente ao serviço público.

Os 419 concluintes, 329 do sexo masculino e 90 do sexo feminino, enfrentaram 435 horas/aula durante cerca de cinco meses. O setor responsável pela organização e condução do curso de formação foi o Centro de Formação e Aperfeiçoamento para Agentes de Segurança Penitenciária (Cfaasp).

Emoção

Os cursos de formação são exigentes, tanto academicamente quanto no aspecto físico e emocional, os ingressantes se distanciam de seus familiares e de suas cidades de origem já a partir do início das aulas. Além do aspecto emocional, os alunos precisam de dedicação para as atividades de Defesa Pessoal, com grande exigência física, e também para as disciplinas que envolvem Legislação, Prática do Serviço, Direitos Humanos, Criminologia, Gerenciamento de Crise entre outras disciplinas específicas.

Para homenagear os formandos, a cantora e maestrina Bellani Medrado solou algumas músicas que emocionaram os presentes. Bellani também conduziu um coro composto pelas 90 formandas, as quais subiram ao palco e fizeram uma homenagem à EAP cantando a música “Canção da América”. O músico Fabiano Heleno, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, também prestou homenagem aos formandos tocando algumas músicas com dois tipos de saxofone: o reto e o alto.

O secretário executivo da SAP, Luiz Carlos Catirse, destacou que o Agente de Segurança Penitenciária sempre deve estar disponível e ressaltou que os recursos tecnológicos adotados nas unidades prisionais somente valem como recursos de segurança com o trabalho dos agentes. Ainda afirmou a importância dos novos agentes valorizarem a experiência dos colegas mais antigos nas unidades prisionais.

“Apropriem-se da escolha que fizeram! E hoje percebo que vocês fizeram isso!”, declarou Leda Maria Gonzaga, diretora da EAP. Ela também destacou que o sistema prisional é tecido em conjunto, com a busca de saídas em coletivo.

aasassa
Topo