Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/05/19 | Caio Daniel e Kênia Pereira - Coremetro

Reeducandas e servidores da SAP dividem o palco em apresentação na Penitenciária Feminina da Capital

Grupo formado por presas estrangeiras apresentou repertório internacional e serviu como homenagem ao Dia das Mães

Com uma plateia formada por 120 reeducandas, servidores e convidados, a capela da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) foi palco da apresentação do coral de sentenciadas estrangeiras no dia 7 de maio. Na ocasião, a demonstração musical marcou a abertura da 4ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que visa oferecer às presas uma série de ações de saúde, bem-estar e empreendedorismo.

Canções como “A Thousand Years” da cantora Christina Perri, “Killing Me Softly”, interpretada por Roberta Flack, e o sucesso gospel “Amazing Grace” de John Newton foram executadas em conjunto com o grupo musical Martelatto, formado por servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). As apresentações musicais serviram de homenagem ao Dia das Mães, que contou também com a exibição de um vídeo com frases de amor e agradecimento.

De acordo com a diretora da PFC, Ivete Barão de Azevedo Halasc, o coral das reclusas foi criado especialmente para apresentação na Jornada de Cidadania. “Temos muitas cantoras aqui na penitenciária, então elas (sentenciadas) decidiram, com a equipe do setor de educação, fazer uma apresentação especial para a cerimônia”, afirma Ivete. Juntar reeducandas e o grupo musical de funcionários para execução das canções também é um fator positivo para quebrar paradigmas. “Todos deram o melhor de si e o evento ficou emocionante”, declara a diretora.

Oficina de beleza para presas

Maquiadoras e cabeleireiras do Grupo Hera Artemisul foram voluntárias na oficina de beleza realizada na escola da penitenciária. Para tornar o dia especial, presas receberam cortes de cabelo, chapinha, escova, penteado, maquiagem, depilação e esmaltação de unhas para elevar a autoestima. Além dos 196 atendimentos na oficina de beleza, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade contou ainda com 819 participações de presas na área de saúde, 943 em palestras e workshops e 44 atendimentos jurídicos.

O projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conta com a parceria da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Coremetro. O objetivo da Jornada é levar um mutirão de atividades para homens e mulheres reclusos em presídios do Estado, preparando-os para a vida em liberdade.

aasassa
Topo