27/04/12 | Portal do Governo de São Paulo e Assessoria de Imprensa - SAP

A Polícia Militar do Estado tem novo Comandante

O secretário Lourival Gomes comparece ao evento e prestigia posse de Roberval Ferreira França que assume o comando da Polícia Militar

Roberval Ferreira França - Comandante Geral da PM

A cerimônia de posse do coronel Roberval Ferreira França, como Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aconteceu no dia 24 de abril, às 17 h, na Academia de Polícia do Barro Branco.

"É um coronel com larga experiência de tropa. Fez um belíssimo trabalho na região do ABC, é especialista em políticas para segurança pública. Tem liderança para fazer um grande trabalho", disse o governador Geraldo Alckmin, na cerimônia de posse.

O comandante empossado estava na companhia de sua esposa e filhos e acrescentou ao seu discurso: "A Policia Militar precisa desenvolver novas estratégias, um novo modelo de operação que seja, ao mesmo tempo capaz de equilibrar a demanda por segurança pública, com as capacidades da instituição em oferecer mais e melhores serviços à população", disse o novo comandante. "Não se limitem apenas em fazer polícia, façam história. Saibam que a cada chamado bem atendido e a cada pessoa amparada, defendida e socorrida, seremos guardados para sempre na memória e estaremos fazendo parte da história da vida dessas pessoas."

Com a saída do coronel Álvaro Batista Camilo, França comandará os 95 mil policiais da corporação. O coronel Hudson Tabajara Camilli, à frente da Escola de Educação Física da PM, ocupará o cargo de subcomandante, substituindo o coronel Pedro Batista Lamos.

O coronel Camilo, que comandou a PM de abril de 2009 a abril de 2012, deixa o cargo com uma ficha extensa de resultados. Na sua gestão, foi recriado o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), implantada a atividade delegada, realizada a Ação Centro Legal e restaurado o Museu da PM, entre outros.

A festividade contou com toda a pompa de um evento militar e com a presença de diversas autoridades: o governador Geraldo Alckmin; o vice-governador Guilherme Afif Domingos; o prefeito Gilberto Kassab; o ex- governador Cláudio Lembo; o procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto; a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Orlando Eduardo Geraldi; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, Luiz Flávio Borges D’urso; militares e parlamentares.