Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/05/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Sentenciado da CRC conquista 1º lugar em concurso de redação

Além da redação da DPU, preso também foi aprovado no Encceja

Para quem não conhece o sistema prisional, não pode imaginar quantas ações positivas podem sair dele. A coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) é palco de histórias de reeducandos que mudaram de vida por meio do setor de Trabalho e Educação.

Há relatos de sentenciados que foram aprovados nas Olímpiadas de Matemática, reclusas que conseguiram bolsas de estudos no nível superior por tirarem nota máxima no Enem, e agora, recentemente, a história de Wilson Roberto Barbosa, de 37 anos, que foi aprovado em 1º lugar no 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), realizado em 2018, cujo tema foi “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”.

O aluno, que no momento cursava o 1º ano do ensino médio foi premiado com uma medalha, um tablet e um troféu, já os professores foram contemplados com medalhas. Descrito pelos gestores da unidade prisional como um preso com bom comportamento, o reeducando além de trabalhar dentro da unidade, em uma fábrica que produz sacolas de papel, estudava na Escola Estadual Estação George Oetterer, unidade educacional vinculada à Penitenciária “Odon Ramos de Maranhão” de Iperó, onde ele ficou recluso por sete anos. Nesse período, ele também fez parte do curso PET – Programa de Educação para o Trabalho, e concluiu o Ensino Médio.

Recentemente, Wilson foi transferido para a penitenciária de Mairinque e segue com planos para o futuro. “Estou muito feliz com o resultado desse concurso. Me dediquei muito para ser aprovado tanto nessa redação, quanto no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Nunca faltei nenhuma aula”, disse com orgulho. Ele declarou, ainda, que pretende fazer um curso técnico de culinária, se ressocializar e se tornar um bom exemplo para as filhas.

aasassa
Topo