Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/05/19 | Caio Daniel – Coremetro

Prática de atividade física muda a rotina de servidores da SAP

Unidades prisionais e sede regional da Coremetro promoveram diversas ações para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física

Mais disposição, saúde e bem-estar são benefícios garantidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também por aqueles que praticam algum tipo de atividade física. Além de proporcionar aumento na resistência muscular, o exercício no tratamento da depressão, alivia o estresse e a ansiedade e auxilia a prevenir doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

Foi pensando nisso que a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu, durante todo o mês de abril, uma série de ações voltadas à prática de exercícios corporais de servidores, com o objetivo de destacar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril. Por meio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) e profissionais voluntários da área da saúde, funcionários das unidades prisionais e sede da Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro) participaram de rodas de exercícios ergonômicos e aeróbicos, alongamentos, aulas de zumba e step dance.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, as atividades foram dirigidas pelo educador físico e Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Mauro Cecílio, que ensinou passos de zumba (mistura de danças latinas e movimentos aeróbicos) aos participantes. Os servidores do CDP também tiveram aula de step dance – categoria em que os atletas usam um degrau como instrumento para auxiliar nos exercícios de pernas. Ambas as atividades servem para aumentar a capacidade aeróbica e resistência dos membros inferiores e superiores, além de melhorar a coordenação motora.

Paralelamente, desde 2014, a unidade dispõe de academia com equipamentos para trabalhar todos os grupos musculares. A supervisão técnica está a cargo de agentes de segurança (ASPs) e de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) com formação em educação física. Já na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), servidoras dedicaram alguns momentos de lazer na academia ao ar livre, localizada próximo ao prédio administrativo. A estrutura é destinada ao uso exclusivo dos funcionários e conta com aparelhos eficientes para trabalhar força e articulações.

Palestras sobre Hipertensão e Aferição de Pressão Arterial

Os servidores do CDP “Dr. Calixto Antônio” de São Bernardo do Campo foram conscientizados, a partir de palestra com um médico, sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e os modos de prevenção. Também foram afixados cartazes sobre o tema em murais do presídio. Já no CDP de Vila Independência, os servidores participaram da palestra sobre combate à hipertensão com um farmacêutico, que também abordou os cuidados com a saúde e segurança no trabalho.

Na Penitenciária I “Mauro de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha, o corpo funcional recebeu squeezes como brinde, com o objetivo de incentivar o consumo de água e diminuir o uso de copos descartáveis. Também houve palestra sobre saúde, roda de conversa com os participantes e aferição de pressão arterial.

Exercícios para o corpo e para a mente

Segundo o educador físico e AEVP, Fernando Rizzi, a mudança de pequenos hábitos, como subir a escada ao invés de utilizar o elevador, faz a diferença e ajuda a promover qualidade de vida. “Não é necessário ter muitos recursos para fazer uma atividade física. É possível praticar exercícios até com utensílios domésticos, como uma vassoura ou uma cadeira”, destaca o servidor.

O profissional foi responsável por aplicar uma série de alongamentos, como exercícios em duplas e utilização de degrau, a um grupo de funcionários da sede da Coremetro. O intuito da ação, de acordo com Rizzi, vai além de fazer uma atividade física, é motivar os servidores a praticá-la habitualmente. “O objetivo do Dia Mundial da Atividade Física, assim como outras datas que promovem a saúde no mês de abril, é ensinar às pessoas que praticar esportes, ou simplesmente passear com o cachorro, ajuda a prevenir doenças e melhora a qualidade de vida”, explica.

aasassa
Topo