Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/05/19 | Comunicação - CRSC

SAP inaugura CPMA em Mogi das Cruzes

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre a 78ª Central de Penas e Medidas Alternativas do Estado

Com o projeto que incentiva a aplicação de penalidades alternativas à restrição de liberdade, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, no dia 9 de maio, a 78° Unidade de Atendimento de Reintegração Social do Estado, desta vez no município de Mogi das Cruzes, onde será operado o Programa de Penas e Medidas Alternativas.

A nova Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) instalada em parceria com a Prefeitura Municipal e o Poder Judiciário, tem como previsão inicial o acompanhamento de 400 apenados.

O programa, que teve início em 1997, já cadastrou mais de 187 mil pessoas à Prestação de Serviço à Comunidade, modalidade que encaminha apenados à diferentes instituições parceiras, onde trabalham de acordo com áreas que já possuem conhecimento prévio.

"São observados vários aspectos. Primeiramente, o aspecto do que ele sabe fazer quanto ao trabalho. Segundo, é observado o tipo de pena que lhe foi aplicada, para que nós possamos sempre casar o que a instituição que vai receber precisa com o perfil que ela pode receber e o perfil do apenado", afirmou o coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Bitencourt.

Em 2019, o programa já efetuou 4.010 cadastros e 18.224 é o atual número de casos em acompanhamento. O índice de reincidência observado é de apenas 3,4% e o custo por apenado é de R$26,49.

Endereço da CPMA:
Rua Francisco Franco, 133, Centro, Mogi das Cruzes – Prédio II
Horário de funcionamento: 08h às 14h

aasassa
Topo