21/05/19 | Pierre Cruz – Corevali

Presos do CDP de Suzano recebem equipe de enfermagem em mutirão de serviços

Estudantes de enfermagem da Escola Lopes visitaram a unidade para atendimentos de saúde e aplicação de vacina contra gripe

Alunos e docentes do curso técnico em Enfermagem da Escola Lopes visitaram o Centro de Detenção Provisória de Suzano, no dia 8 de maio, para ações na Jornada de Cidadania e Empregabilidade, evento promovido com o apoio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). Ao todo, 30 estudantes somaram esforços aos servidores do estabelecimento penal para atender os reeducandos durante o dia.

A Jornada, em sua terceira edição no presídio, reúne um mutirão de serviços aos sentenciados nas áreas da saúde, ciências jurídicas e direitos e deveres do cidadão, por meio de parcerias com entidades da sociedade civil – foram prestados 1687 atendimentos aos presos. Os detentos participaram de palestras, tiveram a oportunidade de regularizar seus documentos pessoais, receberam cortes de cabelo, dentre outras atividades.

Os alunos de enfermagem ficaram responsáveis por aferir a pressão arterial dos presos, além de realizar testes de glicemia e aplicar a vacina contra o vírus H1N1. “Viemos dar suporte à equipe da unidade, e abrir um espaço para que os estudantes exerçam a parte técnica da profissão e trabalhem a questão social que é lidar com um indivíduo em situação de cárcere”, explica a professora Tálita Caroline Novo, responsável pela turma que visitou o CDP.

Para Joseane Rodrigues, que está no segundo ano do curso, entrar no presídio foi importante para quebrar paradigmas. “A gente pensa que vai ser tudo uma bagunça, que os internos serão violentos, mas não é assim e a experiência é gratificante”, afirma. O preso Jonas, de 41 anos, está há seis meses no estabelecimento penal e se sentiu aliviado depois de passar pelos exames. “Estava preocupado com a minha pressão, mas estou com os índices todos normais”, conta.

Além do suporte oferecido pela Escola Lopes, os reeducandos receberam atendimento odontológico com dentista da Prefeitura Municipal de Suzano, passaram por testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e por exames de eletrocardiograma. “A intenção do evento é auxiliar o apenado a superar suas dificuldades e dar a oportunidade para sociedade conhecer o trabalho do presídio e o trabalho para atendimento aos presos”, explica Pedro Pataro Junior, diretor geral do CDP.