Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/05/19 | Pierre Cruz – Corevali

Unidades prisionais da Corevali realizam atividades de saúde e esportes em abril

Durante o mês, foram celebrados o Dia Mundial da Atividade Física, o Dia Mundial da Saúde e o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

O calendário de abril colocou a saúde e o bem-estar dos funcionários na pauta das unidades prisionais vinculadas à Coordenaria da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). Em ações organizadas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), por meio das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas), o corpo funcional dos presídios passou por exames rápidos, além de participar de palestras e de atividades físicas.

As atividades são referentes aos dias 6 e 7, quando são comemorados o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, e, 26 de abril, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

No Vale do Paraíba, equipes de enfermagem realizaram testes de glicemia nos servidores – ao todo, 470 funcionários dos estabelecimentos penais tiveram os níveis de açúcar no sangue avaliados. Foi realizada, também, a aferição da pressão arterial. No Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, houve a coleta de sangue para exames enviados para o Laboratório Central do município para análises detalhadas.

Os agentes de segurança que fazem parte do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), acompanhados de professores de educação física convidados, promoveram aulas de ginástica laboral para os funcionários de diferentes setores das unidades.

Na sede da coordenadoria, a Cipa convidou as instrutoras Fernanda Marcitelli e Mileany Bussi para conversar sobre postura e a prática de exercícios. “O simples fato de se movimentar a cada uma hora no ambiente de trabalho e o alongamento das principais estruturas musculares é o suficiente para prevenir doenças ocupacionais”, afirma Fernanda.

Na Penitenciária Feminina I de Tremembé e na Penitenciária II de Potim, educadores físicos e fisioterapeutas deram aulas da dança e de ginástica aos funcionários. Uma palestra sobre a importância de uma vida ativa e sem sedentarismo foi ministrada na Penitenciária Feminina II de Tremembé. Uma partida de futebol agitou a Penitenciária I de Tremembé e o Centro de Detenção Provisória de Suzano, no Alto Tietê.

“O objetivo da Secretaria da Administração Penitenciária, por meio das Cipas e do CQVidass, é o de motivar os seus funcionários a terem hábitos mais saudáveis. As ações do mês foram positivas e trouxeram discussões importantes, mas, muitas vezes, ignoradas no dia a dia”, avalia Patricia Juliana Damasceno Santana, diretora do CQVidass da Corevali.

aasassa
Topo