Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/05/19 | Eliane Borges - Croeste

Sentenciados da Região Oeste vencem concurso de redação da DPU

Penitenciárias de Tupi Paulista Feminina e de Flórida Paulista conquistaram 1º e 2º lugares no Estado

No dia 2 de maio, a reeducanda Sheila Pagani de Souza foi homenageada e presenteada com um Tablet e uma medalha na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. A custodiada alcançou o 1º lugar do Estado de São Paulo no 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), que teve como tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do acesso à Justiça”. Com apenas três pontos a menos, o 2º lugar ficou para outro sentenciado da Região Oeste do Estado, Fernando do Conselho Marques, da Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista.

Ambos concorreram na Categoria IV, que envolve adultos em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro. O tema do concurso desta edição objetivou celebrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada Pela Organização das Nações Unidas (ONU), cuja prova ocorreu em julho de 2018. O resultado foi divulgado em novembro do ano passado e os prêmios entregues neste mês.

Premiação

A homenagem à grande vencedora ocorreu na presença das advogadas do convênio Faculdade Toledo/Defensoria Pública do Estado, Fabyola da Silva Lima e Vanessa Linhares dos Nascimento. Além destas e de funcionários do local, estiveram presentes representantes da escola vinculadora E.E. Professora Lea Aparecida Vieira Guedes: a diretora da escola Cláudia Helena de Souza Cypriano e a coordenadora pedagógica Ana Lúcia de Oliveira Caetano. Para o 2º colocado, a entrega da medalha foi realizada no dia 6 de maio, pelo diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária de Flórida Paulista, na presença de funcionários e diretores da unidade.

Estudo

Na época em que participou do certame, a reeducanda vencedora encontrava-se na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, sendo acompanhada por sua então professora Roselândia Dias, da escola vinculadora daquele município. Por este motivo, a orientadora também foi premiada naquela unidade prisional, com medalha e uma placa de homenagem. Já o sentenciado de Flórida Paulista teve como tutora a professora Patrícia Mozaner, também premiada com uma medalha.

aasassa
Topo