Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/05/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Projeto Monções auxilia na ressocialização de sentenciados do CPP de Porto Feliz

Comprometido com boas práticas internas e externas, CPP é atuante em obras sociais do município

Os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz, que participam do Projeto Monções, fizeram uma apresentação no dia 18 de abril, no Asilo "Cidade dos Velhinhos", em comemoração à Semana Santa.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que os sentenciados saem do ambiente prisional para atuar em projetos sociais. No início de abril, os seis participantes do projeto fizeram uma apresentação musical na Escola Estadual “Profª Esther Maurino Rodrigues”, unidade educacional vinculadora do CPP, que comemorou 23 anos de existência.

Para o diretor da unidade penal, Francisco Ricardo Pereira, a participação dos sentenciados em eventos fora do ambiente prisional faz com que eles se sintam mais próximos da liberdade, além de contribuir com o processo de ressocialização e, também, trabalhar a autoestima deles.

Projeto Monções

O Projeto Monções surgiu no final do ano de 2014, mesmo ano da inauguração da unidade prisional. As aulas acontecem diariamente nos períodos da manhã e da tarde, dentro da unidade prisional e são ministradas por monitores sentenciados. O nome foi escolhido em referência ao município, que é conhecido por "Terra das Monções", por causa das expedições fluviais realizadas pelos Bandeirantes, nos séculos XVII e XVIII, que partiam do antigo Porto localizado na cidade.

O programa foi pensado objetivando auxiliar o sentenciado no resgate da autoestima por meio da arte e da evolução intelectual, abrangendo a inclusão musical - aulas de música, apresentações musicais em eventos dentro e fora da unidade -, digital e cultural - peças de teatro e apresentações artísticas em geral.

Segundo o diretor do CPP, as boas práticas, ainda, ajudam a aumentar a autoconfiança do sentenciado em diversos aspectos, inclusive melhorar a forma de se expressar e se comunicar, auxiliando nas suas relações interpessoais, além disso, a música influencia no comportamento e na moralização dos reeducandos. “Acreditamos que a música torna os sentenciados mais serenos e calmos, o tempo passa diferente quando estão engajados com o projeto e envolvidos com a música”, finaliza o diretor.

Boas práticas

Além de se comprometer com a reinserção do sentenciado na sociedade, o CPP também é comprometido com boas práticas externas. Em cumprimento ao dever de cidadania e reintegração social, a unidade prisional distribuiu, em 6 de abril, mais de 900 peças de roupas masculinas para a Secretaria de Assistência Social. A entrega de roupas faz parte da Campanha do Agasalho de 2019 e contou com a presença da primeira dama do município, Maria Cristina Gargioni Prado, que reconhece as boas práticas da unidade e afirmou que, sem dúvidas, a ação será de grande ajuda para os moradores carentes.

Em março deste ano, a unidade também fez doações, com mais de 800 peças de roupas para a Secretaria de Assistência Social e outras duas entidades filantrópicas: Associação Acreditar e o Albergue Noturno de Porto Feliz. Todas as instituições ficam localizadas no município.

aasassa
Topo