Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/05/19 | Pierre Cruz – Corevali

Detentas de São José dos Campos participam de palestras motivacionais

Atendimentos jurídicos, exames de saúde e outras atividades foram oferecidas durante Jornada de Cidadania e Empregabilidade no CR Feminino

O Centro de Ressocialização (CR) Feminino de São José dos Campos celebrou mais uma edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade no dia 24 de abril. O evento, em que um mutirão de serviços e palestras são oferecidos para reeducandas durante uma semana, é uma ação da Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

Neste ano, foram realizados 574 atendimentos às sentenciadas dos regimes fechado e semiaberto. As presas participam de testes de saúde, consultam sua situação jurídica e regularizam seus documentos pessoais. O cronograma de atividades estava repleto de palestras sobre autoestima, mercado de trabalho e temas relacionados à vida em liberdade.

Pela segunda vez, o coach Carlos Clímaco esteve presente para ministrar a palestra “Reconstruindo Caminhos”. “Vim falar sobre motivação e levar o pensamento das detentas do ponto A ao ponto B”, explica Clímaco. “Meu objetivo é ajudá-las a conquistar uma nova história”, completa.

O convite ao palestrante foi feito pelo Conselho da Comunidade de São José dos Campos. “Percebemos a boa receptividade das presas com o tema e trouxemos a pauta novamente, nosso objetivo é sempre estimulá-las a serem pessoas melhores”, afirma Andréa Morciani, presidente do Conselho.

A presa Amanda, de 21 anos, assistiu à palestra ao lado de quase 80 reeducandas. “Tanto esse assunto como outros, abordados durante a semana, ensinam que você pode ser alguém, faz com que você abra os olhos para a realidade”, acredita a sentenciada. Desde que foi privada de liberdade, a interna retomou os estudos na unidade prisional e conseguiu o primeiro emprego – até então, a reclusa nunca havia trabalhado formalmente fora do presídio e era envolvida com o tráfico de drogas.

A diretora do CR, Eliana Maria Giuseppa Capostagno, agradeceu o empenho dos servidores para a organização e execução do evento e ressaltou que as atividades são oferecidas para a otimização do processo de reintegração social das presas. “As ações são para o bem-estar das detentas e visam sua ressocialização e inserção no mercado de trabalho”, afirma a diretora.

aasassa
Topo