20/04/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

GIR do Vale do Paraíba promove treinamento de rapel tático com armamento e cão

Novas formas de descidas foram testadas no curso

18 Operacionais participaram do treinamento de rapel tático

O 6º Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Vale do Paraíba promoveu um treinamento de rapel tático direcionado aos operacionais de sua base e do canil do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano, em que foram testadas descidas com armas e um cão adestrado. O curso de 30 horas ocorreu entre os dias 16/03 e 13/04, na própria Base Operacional do Grupo, localizada no CDP de Taubaté.

O rapel tático é uma ação realizada por forças de segurança pública e grupamentos operacionais especiais, que pode ser aplicada em situações de alto risco que necessitem de uma resposta rápida, como na invasão de ambientes rebelados ou resgate de reféns em que não é possível efetuar uma intervenção através de portas e corredores.

Buscando a melhor forma de adaptar o rapel ao trabalho do sistema penitenciário, os 18 participantes puderam testar várias opções de descidas com armamento e com a cadela Brenda, da raça Pastor Alemão, estudando a possibilidade de incluir o cão nesse tipo de ação.

O curso ministrado pelos Operacionais do 6º GIR, Lourival Teófilo e Reginaldo Galhardo – este, ex-integrante do Serviço Aéreo de Resgate do Exercito Brasileiro (SAR), tendo experiência na instrução de rapel com helicópteros em diversas regiões do Brasil – também abordou normas de segurança e os diversos tipos de nós, amarrações e ancoragens utilizados nesse tipo de operação. “O treinamento constante é algo essencial, pois no momento de uma real intervenção não há chance para repetir, caso algo saia errado”, diz Galhardo.

“O GIR deve sempre buscar conhecimento para a realização de seus trabalhos, não se permitindo ser surpreendido por falta de treinamento", comentou o Comandante Aurélio Pombo, que afirmou também ter sido positivo o resultado do curso.