Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/05/19 | Marcus Liborio – CRN

Ônibus itinerante oferece consulta oftalmológica a servidores das unidades prisionais de Avaré

Ação foi desenvolvida pelo CQVidass da Coordenadoria da Região Noroeste em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS)

Servidores das unidades prisionais de Avaré receberam, em abril, o ônibus oftalmológico do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). A parceria firmada entre a instituição filantrópica e o Centro Regional de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) visa estimular o funcionário que utiliza o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) a cuidar cada vez mais da saúde, buscando atendimento regular.

O veículo adaptado conta com sala de pré-consulta, dois consultórios oftalmológicos, é climatizado e oferece equipe de profissionais qualificada. Com horários agendados, 90 servidores das penitenciárias Avaré I e II e do Centro de Ressocialização (CR) de Avaré foram submetidos a testes glicêmicos e aferição da pressão arterial, além de consulta oftalmológica.

585 ATENDIMENTOS

A ação, contudo, ocorre desde o ano passado na região e já contemplou outras unidades prisionais da CRN, como os centros de Detenção Provisória (CDPs) de Itatinga e de Cerqueira César, e as Penitenciárias de Taquarituba, de Itaí e de Cerqueira César.

Em 2018 e 2019 (até abril), foram realizados 585 atendimentos, como prescrições de óculos, orientações e diagnósticos de patologias que necessitam de tratamentos ou cirurgias.

Rodrigo Banin é um dos servidores que recebeu atendimento. Para ele, trata-se de uma parceria diferenciada e importante, uma vez que, na região de Avaré, segundo o funcionário, a demanda por exames oftalmológicos é grande e o número de especialistas credenciados ao Iamspe, reduzido. “Mas, a presença in loco dos profissionais estimula os servidores das unidades prisionais a redobrarem a atenção com a saúde”, observa.

aasassa
Topo