Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/05/19 | Marcus Liborio – SAP/CRN

Presos transformam ambiente do cárcere em cordel na Penitenciária I de Pirajuí

Teatro, música e poesia sobre a cultura nordestina marcaram sarau que mostrou resultado de atividades desenvolvidas em sala de aula

Poesia, musicalidade e teatro. Reeducandos da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí transformaram o ambiente prisional em literatura de cordel. Em sala de aula, os internos pesquisaram sobre a cultura nordestina e desenvolveram diversas atividades, como produção de textos e um sarau temático com apresentações musicais e peças teatrais. A iniciativa faz parte do projeto “Grandes Clássicos da Literatura Brasileira” e envolveu professores, detentos que estudam na unidade e funcionários.

O tema, trabalhado entre os dias 5 e 17 de abril, está entre as propostas do Programa de Educação nas Prisões (PEP). Neste período, os alunos aprenderam um pouco mais sobre os aspectos, hábitos e costumes do Nordeste, como a Caatinga, artesanato e manifestações culturais nordestinas. Como forma de expressar o aprendizado, os reeducandos confeccionaram cartazes e produziram textos de cordéis - gênero literário popular cuja principal característica é o uso de rimas.

SARAU

Para encerrar as atividades, a unidade prisional realizou o 1º Sarau Literário, que foi marcado por diversas apresentações artísticas, como música, teatro e declamação de poesias. Além de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, o evento serve, ainda, como instrumento para o processo de ressocialização dos internos, destaca o diretor da Penitenciária I de Pirajuí, Marcos Massao.

POESIA POPULAR

A poesia popular é representada pela literatura de cordel, recitada ou publicada em folhetos. Esse tipo de poema relata os costumes e as crenças do povo nordestino e seus personagens podem ser reais ou fictícios.

aasassa
Topo