03/05/19 | Kênia Pereira – Coremetro

Ações de cuidados especiais da mulher na SAP

Servidoras da SAP têm momentos de autoconhecimento por meio de exercícios de respiração e palestra sobre Relacionamentos Saudáveis

Em atenção à mulher, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da região Metropolitana e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizaram, no final de março, uma ação especial. O encontro aconteceu no espaço de saúde do servidor e contou com a participação de aproximadamente 50 funcionárias da secretaria. Maria Ivone de Medeiros Jobb e Cláudia Raulino debateram temas como Autoconhecimento e Relacionamentos Saudáveis.

A professora e palestrante, Ivone, falou sobre Autoconhecimento no campo da respiração correta. Nessa abordagem, a mestre e membro da Sociedade Brasileira de Yoga Integral (SBYI), deu ênfase à respiração como base para o bom funcionamento do organismo. Segundo ela, a simples ação de inspirar e expirar o ar fortalece a parede abdominal, aumenta a circulação sanguínea e tonifica o sistema nervoso.

Ivone disse, ainda, que o Yoga mudou sua vida para melhor. Ela destaca que a prática da atividade aliada à respiração e à meditação traz muitos benefícios para o corpo e a mente. A professora acrescentou que a postura física correta e mudanças nos hábitos alimentares também são recomendados.

No decorrer da ação, a professora fez uma pequena demonstração de exercícios de respiração abdominal para as servidoras praticarem. Assim, em silêncio e em total concentração todo o grupo foi convidado a perceber os movimentos do corpo, a forma como respiram, os ruídos da natureza, entre outros. Para o público presente, a experiência trouxe paz interior.

Na parte da tarde, Cláudia Raulino, tocou no tema Relacionamentos Saudáveis. De acordo com ela, há diversos tipos de relacionamentos, no âmbito familiar, no círculo de amigos, no campo amoroso e na vida profissional. Nessa linha de raciocínio, a palestrante questionou se a tão procurada fórmula pronta da felicidade reside em ser feliz sozinho ou acompanhado e convidou todas a fazer uma reflexão.

Processando um balanço das atividades, a diretora do CQVidass, Valéria Aparecida disse que essas palestras proporcionam momentos de reflexão que contribuem para qualidade de vida das servidoras, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Ela destacou, ainda, que tanto para a Cipa como para o CQVidass as ações são extremamente importantes porque têm ligação direta com a saúde dos funcionários.