Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/05/19 | Mariana Amud e Sonia Pestana - Coremetro

Crochê do Ponto Firme encanta a SPFW

Pela segunda vez, o projeto de Gustavo Silvestre ganhou a passarela do São Paulo Fashion Week em um show de criatividade multicolorida

Com o tema Oportunidade, a nova coleção de crochê do Ponto Firme, de Gustavo Silvestre, levou questionamentos sociais importantes para a 47ª semana de moda São Paulo Fashion Week (SPFW). O desfile da coleção aconteceu no último dia do evento, 27/04, com a apresentação de mais de 38 peças em crochê criadas pelo estilista e elaboradas por 21 sentenciados e quatro egressos da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos.

O nome escolhido para a coleção reflete a realidade vivida pelos sentenciados que se preparam para a liberdade. Oportunidade, segundo o estilista, foi sugestão dada pelos próprios alunos do projeto. De acordo com ele, o tema foi aplicado no processo de montagem da coleção, onde cada participante teve a liberdade de mostrar o que de melhor sabia fazer.

Na trilha sonora do desfile o público presente escutou e se emocionou com opiniões de diversas personalidades, que abordaram questões atuais a respeito do encarceramento, do racismo e da essência da vida. Dentre as vozes estavam trechos de falas dos atores Antonio Abujamra e Lázaro Ramos, do médico Dráuzio Varella, dos cantores Leci Brandão e Gilberto Gil, do poeta Bráulio Bessa, da Monja Coen, da escritora Conceição Evaristo, das professoras Diva Guimarães e Lélia Gonzalez, do educador e líder social Douglas Belchior, além do geógrafo e advogado Milton Almeida, da deputada Érica Malunguinho, do rapper Mano Brow e da filósofa Djamila Ribeiro, dentre outros.

Com o fundo sonoro de um coração pulsante, o rapper Edgar apresentou versos com forte crítica social. Ele apontou as falhas na forma de vida atual e falou da necessidade de humanização.

Na passarela do SPFW as peças do Ponto Firme vestiram modelos transexuais, mulheres, homens, negros e brancos, numa alusão à riqueza racial da população brasileira. A coleção primavera-verão do projeto foi produzida em tempo recorde de três meses graças à união de esforços de sentenciados e egressos do sistema prisional que trabalharam sob a supervisão criativa do estilista.

O egresso Anderson Costa Figueiredo, que há mais de dois anos trabalha no ateliê de Silvestre, mostra com orgulho suas produções para o SPFW. De acordo com ele, o Ponto Firme tem um grande significado e seu desejo é que outras ações desse porte ganhem cada vez mais espaços no sistema prisional. “Digo sempre que o projeto foi um ponto firme em minha vida e significou um ponto final na vida que eu levava”, ressalta o ex-aluno.

Parceiros do bem

Com importante apoio de parceiros do porte da Circulo S/A, Levi Strauss & CO. e Melissa Calçados as peças da coleção Oportunidade do projeto ganharam ainda mais destaque em termos de originalidade. As criações em crochê, graças às linhas da Círculo em cores vibrantes e com muitas franjas, fizeram um conjunto harmonioso com o jeans da Levi’s, seja em calças ou camisas. Já os calçados da Melissa resgataram modelos de sandálias de tiras que receberam adereços em crochê, em total sintonia com o tema.

Segundo o estilista Silvestre, o espaço conquistado no SPFW prova que o projeto Ponto Firme vem dando certo graças ao trabalho de ressocialização a partir da arte do crochê. Bom exemplo está no engajamento dos egressos do sistema prisional à proposta, como também do crescente grupo de apoiadores das mais variadas formações.

O artista plástico João Galera é um dos voluntários que apoia o Ponto Firme. Ex-aluno das aulas de crochê de Silvestre, Galera vê o projeto desenvolvido na penitenciária como uma oportunidade de ajudar o próximo.

Diferente da coleção apresentada na edição número 45 do SPFW, as peças deste último desfile serão colocadas à venda, em breve, no espaço colaborativo Bemglô, da atriz e empresária Glória Pires. Em conjunto, os participantes do projeto concordaram em reverter o lucro das vendas aos egressos que atualmente trabalham com Silvestre em seu ateliê.

aasassa
Topo