Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/05/19 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde

HCTP de Taubaté comemora a Páscoa

Pacientes do HCTP de Taubaté fazem artesanato e encenam a cerimônia do Lava-pés

O Núcleo de Educação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Taubaté, por meio do Projeto “Arte e Vida”, promoveu, na Semana Santa, atividades manuais de produção de artesanato entre os pacientes com comprometimento mental mais acentuado e maior dificuldade de relacionamento. Essas atividades incluíram a confecção artesanal de cestinhas de Páscoa que foram produzidas ao longo da semana.

Além da produção artesanal realizada durante toda a semana, os pacientes interpretaram os 12 apóstolos encenando a celebração do lava-pés, no dia 16 de abril, conduzidos pela irmã Natália da Pastoral Carcerária que, em uma palestra, os ensinou o significado da cerimônia na qual se celebra o fato de Jesus ter lavado os pés de seus discípulos na Última Ceia.

Essa comemoração acontece como parte do projeto “Arte e Vida”, criado em 2018 pela equipe do HCTP com o objetivo de promover a inserção dos pacientes com maior comprometimento mental em um ambiente acolhedor, buscando estimulá-los a interagir e a expressar sua criatividade através de atividades de natureza recreativa, lúdica, artística e terapêutica, promovendo assim a saúde física, mental e emocional.

Uma das criadoras do projeto, Íris Daniela Baltazar, diretora substituta do Núcleo de Educação, afirma que “é muito gratificante ver os pacientes que antes viviam isolados, resgatando aos poucos a auto-estima e começando a interagir com os outros”.

Encerrando a Semana Santa, o domingo de Páscoa foi comemorado em uma confraternização com bolo de brigadeiro e suco, feitos pela equipe do HCTP, e a distribuição das cestinhas de chocolate às visitas e aos pacientes.

aasassa
Topo