Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/05/19 | Armando Lima - Funap

Reeducandos do CR de Araçatuba recebem qualificação profissional e incentivo à leitura

A unidade prisional implementou um novo Clube de Leitura e iniciou turma em curso de Eletricista

Reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba participaram, neste mês de abril, de duas atividades desenvolvidas pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em parceria entre a unidade prisional, a Escola Senai “Duque de Caxias” de Araçatuba e a Funap, mais uma turma do curso de Eletricista de Manutenção se iniciou no início do mês de abril. A sala possui 16 alunos e a formação terá duração de 160 horas, com previsão de término em, aproximadamente, dois meses. Todo o material didático da aula, as ferramentas e os instrutores serão oferecidos pelo Senai.

O curso está dentro da conjuntura de Formação Profissional do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro” da Funap. O objetivo é proporcionar às pessoas privadas de liberdade a participação em atividades teórico-práticas que favoreçam mudanças no seu comportamento e que proporcionem oportunidade de aquisição de conhecimentos. No ano de 2018, houve 11.643 atendimentos de qualificação profissional.

Além disso, também no início de abril, a unidade implementou o Programa de Incentivo à Leitura - "Lendo a Liberdade’’, por meio de mais um Clube de Leitura. A ação acontecerá em parceria com o presídio e a Escola Vinculadora José Cândido de Araçatuba. A primeira turma, com dez alunos, leu a obra ‘’Estrela Amarela’’ de Jennifer Roy. A intenção é oportunizar ganho de repertório literário e criticidade na leitura aos reeducandos.

O programa nasceu após a experiência da Funap com os Clubes de Leitura. Por meio de parcerias com editoras, fundações e instituições de ensino, a Funap criou mais de 100 Clubes no sistema penitenciário.

Os reeducandos recebem a indicação de uma obra literária e 30 dias para ler, debater e produzir uma resenha. Cada texto aprovado pode significar até quatro dias a menos no cárcere. No ano passado, foram produzidas mais de 10 mil resenhas.

“Tal iniciativa é extremamente importante no processo de ressocialização dos reeducandos custodiados nesta unidade prisional. É certo que a leitura das obras selecionadas tem o objetivo de transformar os horizontes, possibilitando aos presos novas perspectivas para a vida em liberdade, já que o potencial transformador da leitura não tem limites’’, afirma Adelmo Pirão, diretor do CR de Araçatuba.

“O crescimento das atividades é um forte trabalho de parceria com as unidades prisionais, sempre buscando a ampliação do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania “De Olho no Futuro” e o Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade”, acreditando que a qualificação profissional e o acesso a cultura são ferramentas fundamentais na reinserção destas pessoas”, ressalta o gerente regional da Funap em Araçatuba/Mirandópolis, Antônio Marcos Hidalgo.

aasassa
Topo