Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/04/19 | Pierre Cruz - Corevali

Presos apresentam peça teatral de Páscoa

Convidados vieram prestigiar a apresentação criada por 25 detentos do grupo teatral da PII de Tremembé

O salão ecumênico da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado”, a Penitenciária II de Tremembé, foi transformado em uma sala de teatro para a apresentação de um espetáculo em celebração à Páscoa, no dia 12 de abril. Uma coxia foi adaptada ao espaço e, atrás das cortinas, os sentenciados se preparavam para apresentar a peça “A Caça aos Ovos de Ouro”, escrita e dirigida por presos do grupo teatral da unidade.

Enquanto os convidados tomavam seus lugares, os internos davam os toques finais no cenário, repassavam o texto e finalizavam os últimos detalhes de figurino e maquiagem. Na plateia, além de outros detentos, estavam presentes os diretores e funcionários do estabelecimento penal, membros do Conselho da Comunidade de Taubaté e representantes religiosos, que fazem serviços voluntários no presídio.

O projeto de teatro foi desenvolvido pela assistente social Adriana Campos, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) da unidade, com a sugestão de detentos, que expressaram a necessidade de uma atividade com esse perfil no presídio. “Todos os anos, temos peças incríveis criadas pelos reeducandos”, afirma a diretora. “Nesta montagem de Páscoa, houve bastante diversidade de personagens, com diferentes gêneros, o que encoraja os presos a expressarem traços de suas personalidades e entenderem melhor quem eles são”, explica.

O grupo teatral é formado por presos do regime fechado e existe desde 2008, com a produção de cinco peças por ano apresentadas em datas comemorativas. O número de participantes varia de acordo com o número de inclusões e solturas da penitenciária – hoje, o grupo é formado por 25 sentenciados.

Para o número pascoal, os internos ensaiaram durante um mês e criaram um enredo cômico, com uma introdução feita por fantoches de coelhos e a narração de um preso que interpretava uma vovozinha, arrancando risos dos presentes. Os atores interagiram com o público e até truques de mágica divertiram a plateia.

Todas as etapas de produção, incluindo cenário e figurino, são criações dos próprios reeducandos envolvidos no projeto. João, interno de 21 anos, foi responsável pelo roteiro da apresentação. “Escrevi essa estória do zero e me inspirei na personalidade dos atores no elenco”, explica o sentenciado. “A performance dos colegas e a reação dos convidados superou qualquer expectativa”, completa.

aasassa
Topo