Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/04/19 | Eliane Borges – Croeste

Reeducandas de Tupi Paulista produzem e doam 680 ovos de páscoa à crianças carentes

As guloseimas foram confeccionadas na penitenciária feminina e distribuídas entre seis instituições infantis

Um projeto desenvolvido com reeducandas da Ala de Progressão da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista tornou mais doce a páscoa de 680 crianças e adolescentes carentes. Durante a semana santa, nos dias 16 e 17 de abril, funcionários da unidade prisional acompanhados de um “coelho” distribuíram ovos de chocolate, confeccionados por 15 presas para menores de seis instituições infantis, não só do município, como também, de Inúbia Paulista e Adamantina.

As entregas ocorreram próximo ao domingo de páscoa (21/04), que é considerado por várias religiões como o dia da ressurreição de Jesus Cristo, momento propício para incentivar amor ao próximo, doação e partilha. No primeiro dia, foi contemplado o Projeto Espaço Amigo do “Lar Espírita Irmã Scheila (LEAIS)” e o Ciclo I da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Cantinho da Criança”, ambas em Tupi Paulista. No dia seguinte, a entrega ocorreu no “Lar Batista de Crianças” de Inúbia Paulista, e nos Ciclos I das EMEI’s “Cantinho da Criança”, “Sonho de Criança” e “Criança Feliz”, localizadas em Adamantina.

A ação resultou de um projeto original de produção de bombons, desenvolvido em março, a partir de um curso de empreendedorismo para mulheres que cumprem pena na Ala de Regime Semiaberto de Tupi Paulista com o título: “Bombons dos Sonhos! Qualidade e Amor”. Executados na Padaria Artesanal do presídio por 15 reeducandas, os trabalhos foram possíveis graças à parceria do Poder Judiciário, que cedeu recursos financeiros para a aquisição dos materiais necessários, decorrentes de penas alternativas e transações penais.

Realizada pelas servidoras Vanessa Maria Ferrari Reverte e Denise Bússola, a oficina abordou técnicas de confeitos de doces, economia financeira e material, pesquisa de preços, economia de água e reciclagem de embalagens. A posterior entrega dos ovos de páscoa foi acompanhada pelo Juiz de Direito Fábio Alexandre Marinelli Sola, da 1ª Vara da Comarca de Adamantina, o qual viabilizou os recursos para compras dos materiais.

Objetivo

A atividade deu foco à valorização humana, propiciando um meio de reintegração social e ressocialização às participantes. Segunda a diretora do estabelecimento penal, Adriana Alkmin Pereira Domingues, essa é uma das formas de proporcionar às presas possibilidades de regressar à sociedade e exercer a cidadania com mais equidade, demonstrando que o cumprimento da pena vai além do período de punição, incluindo também a construção de conhecimento e humanidade, que as auxiliarão na nova jornada de vida após o cumprimento da pena.

aasassa
Topo