17/04/19 | Thalita Xavier – Imprensa SAP

SAP realiza a formatura de 184 AEVPs

Os novos agentes trabalharão em presídios da Região Metropolitana do Estado

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou, após cinco meses de aula, a formatura de 184 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). A cerimônia ocorreu no dia 15 de abril no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do secretário da pasta, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, da deputada Estadual Adriana Borgo, além dos coordenadores e diretores das unidades prisionais.

O evento teve a participação de um orador, porta-bandeira e juramentista, todos alunos que foram escolhidos para representar os demais formandos, além da apresentação da cantora Bella, que cantou músicas que falavam de sonhos e motivações.

Com o objetivo de reforçar a frota nos presídios, os novos profissionais trabalharão na Região Metropolitana do Estado.

Antes da formatura, os alunos passaram por um curso de Formação Técnico Profissional, especializado para AEVPs. As aulas ocorreram por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e incluíam matérias teóricas e práticas.

No total, foram 17 disciplinas: Relações Humanas no Trabalho, Saúde do Trabalhador, Prevenção e Combate a Incêndio e Pronto Socorrismo, Defesa Pessoal e Algemas, Contramedidas, Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Criminologia, Direitos Humanos e Ética, Sindicância e Processo Administrativo, Comunicação e Expressão, Gerenciamento de Crise, Prática do Serviço de Escolta, Prática do Serviço de Vigilância, Armamento e Tiro, Limpeza e Conservação de Arma, Condicionamento Físico e Técnicas de Condução Operacional.

O secretário agradeceu a todos os docentes e envolvidos que ensinaram os alunos durante o curso e destacou, para os novos agentes, a importância de exercer a profissão com amor. “Procurem acordar cada dia buscando fazer o melhor que fizeram no dia anterior, sempre com muito amor a profissão e muita dedicação, lembrando que a nossa família nos aguarda em casa ao final da jornada e temos que honrar a nossa profissão e a família” finaliza.